
DF regulamenta reúso de água com novas diretrizes propostas pela CPI do Rio Melchior
Nova legislação reforça a política de uso sustentável dos recursos hídricos no Distrito Federal, com base nas recomendações da CPI

Correligionário de Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, entrou com representação contra ele no partido após vídeo em que aparece na sede do União Brasil

O Republicanos de São Paulo recebeu um pedido de expulsão do prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), da legenda. A representação foi apresentada após a publicação de um vídeo do prefeito, conhecido como “prefeito tiktoker”, em frente à sede do União Brasil.
No vídeo que motivou a representação, Manga aparece em frente à sede do União Brasil, em Sorocaba, mostrando uma faixa fixada na parede com a imagem dele e da esposa, Sirlange Frate Maganhato (União), presidente do União Mulher.
— A nova sede do União Brasil aqui na cidade de Sorocaba, onde a Sirlange é presidente do União Mulher. Está aqui minha foto com a dela. Comenta aí: quem é mais bonito? Quem deu mais sorte: Sirlange casando com Manga ou Manga casando com Sirlange? — brincou o prefeito.
A representação, apresentada pelo ex-vereador Atílio Francisco da Silva (Republicanos), sustenta que o vídeo configura um “ato de manifesta infidelidade e deslealdade partidária” e que Manga fez propaganda para outra legenda e para uma filiada de outro partido, em detrimento dos interesses do Republicanos. O ex-vereador afirma ainda que a “propaganda para um adversário político é uma conduta extremamente grave, que abala a confiança e expõe o partido”.
— A conduta do Sr. Rodrigo Manganhato representa, portanto, uma quebra fundamental do compromisso assumido com o partido, tornando insustentável sua permanência nos quadros do Republicanos — diz um trecho da representação.
O pedido será analisado pela Comissão de Ética do partido. Manga poderá apresentar sua defesa e, em seguida, haverá uma decisão. A representação pede a suspensão imediata do prefeito da legenda e, ao fim da apuração, sua expulsão.
Manga foi reeleito prefeito de Sorocaba no ano passado com mais de 263 mil votos, o equivalente a 73,75% dos votos válidos. Aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tornou-se conhecido nas redes sociais pela publicação de vídeos em que usa o humor para divulgar serviços da prefeitura, como a disponibilização de carregadores portáteis e guarda-chuvas em pontos de ônibus.
O prefeito foi alvo da segunda fase da Operação Copia e Cola, deflagrada pela Polícia Federal, e ficou afastado do cargo entre novembro do ano passado e abril deste ano. A investigação apura desvio de verbas em contratos para a administração de duas unidades de saúde do município. Ele retornou ao cargo após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques, que suspendeu o afastamento por considerar a medida uma “intervenção excessiva”.
Em fevereiro deste ano, Manga foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por peculato, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, entre outros crimes, em uma investigação que apura o desvio de recursos públicos na área da saúde. Além dele, sua esposa e sua mãe, Zoraide Batista Maganhato, também foram indiciadas pelo MPF.
BS20260709222416.1 – https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2026/07/09/prefeito-tiktoker-e-alvo-de-pedido-de-expulsao-do-republicanos-em-sp.ghtml

Nova legislação reforça a política de uso sustentável dos recursos hídricos no Distrito Federal, com base nas recomendações da CPI

Presidente do PL quer convencer Michelle a disputar o Senado pelo DF e prepara nova rodada de negociações para reduzir crise familiar

Perfil informa que passará a ser administrado por outra equipe a partir da próxima semana, mas afirma que legado de Michelle seguirá “imparável”

Programa Cozinha Solidária Distrital é voltado especialmente à população em situação de rua
