
Governo de Goiás institui novo programa de negociação de dívidas
A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (23) e prevê o início da adesão a partir de 1º de fevereiro de 2026.

Município se adequa ao padrão nacional da NFS-e, trazendo mais praticidade, segurança e padronização para prestadores de serviços

A Prefeitura de Valparaíso de Goiás informa que, a partir do dia 1º de janeiro, a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) passará a ser realizada por meio do Portal Nacional da NFS-e, seguindo o padrão nacional estabelecido pelo Governo Federal.
A adoção do sistema tem como objetivo padronizar a emissão das notas fiscais de serviços, simplificar processos para empresas e profissionais autônomos, integrar as administrações tributárias e oferecer mais eficiência e transparência na gestão pública.
Embora a obrigatoriedade do padrão nacional para todos os municípios esteja prevista para janeiro de 2026, o município antecipa sua adesão e passa a utilizar o Portal Nacional já a partir de 1º de janeiro.
Desde setembro de 2023, todos os Microempreendedores Individuais (MEIs) prestadores de serviços já são obrigados a emitir suas notas fiscais exclusivamente pela plataforma nacional.
Ressalta-se que os municípios que não aderirem ao padrão nacional podem ter transferências voluntárias suspensas, reforçando a importância da adequação antecipada ao sistema.
A emissão da NFS-e já é obrigatória e ocorre de forma simplificada pelo Portal Nacional, disponível em nfse.gov.br, com acesso rápido e intuitivo.
Para os prestadores cuja prefeitura aderiu à padronização nacional, como é o caso do município, a emissão da NFS-e deverá ser feita pelo Portal Nacional, seja por meio do emissor web, aplicativo mobile ou integração via API, conforme a necessidade do contribuinte.
O acesso ao Portal Nacional é realizado por meio de conta Gov.br ou certificado digital, garantindo segurança e confiabilidade.
Após a confirmação, a nota fiscal é emitida eletronicamente e fica disponível para consulta, download, envio ao tomador ou cancelamento, conforme as regras do sistema.
Emissor público e gratuito, acessível via navegador, com funções de cadastro, emissão, consulta e cancelamento.
Permite a emissão simplificada por dispositivos móveis, ideal para quem precisa de agilidade no dia a dia.
Disponível para empresas ou sistemas próprios que desejem integrar seus processos ao padrão nacional de emissão.
Com a adoção do Portal Nacional, o município passa a integrar um sistema único utilizado por mais de 5.500 cidades brasileiras, facilitando a vida dos prestadores de serviços que atuam em diferentes localidades, reduzindo burocracias e fortalecendo a fiscalização e a gestão tributária.
A Prefeitura orienta que os contribuintes realizem o cadastro com antecedência e se familiarizem com a nova plataforma, garantindo uma transição tranquila e sem prejuízos às atividades econômicas.
SECOM-PMVG

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (23) e prevê o início da adesão a partir de 1º de fevereiro de 2026.

A tabela é utilizada como base de cálculo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026

Os contribuintes que aderiram a parcelamentos devem observar os prazos, pois o acordo é cancelado automaticamente em caso de falta de pagamento de três parcelas, sucessivas ou não, ou atraso da última parcela por mais de 30 dias

Ação realizada no Jardim Céu Azul reuniu famílias e garantiu um Natal mais digno, solidário e cheio de esperança para crianças da Rede Municipal de Ensino
