Prêmio da Música Brasileira: Xande de Pilares, Jards Macalé e Choro na Rua foram destaques na cerimônia que homenageou Tim Maia
13 de junho, 2024
| Por: Agência O Globo
A 31ª edição da premiação aconteceu no Theatro Municipal, no Centro do Rio, na noite de ontem (12)
É noite de gala no Theatro Municipal. O palco mais importante do Rio recebeu na noite desta quarta-feira (12) a cerimônia do Prêmio da Música Brasileira, que todo ano celebra os destaques da nossa música. Este ano, a 31ª edição da premiação homenageou Tim Maia. Foram 88 artistas indicados em mais de 30 categorias.
Prêmio da Música Brasileira: ao lado de Regina Casé, o CEO da União Brasileira de Compositores (UBC), Marcelo Castelo Branco, entrega o primeiro prêmio da noite a Jaques Morelenbaum — Foto: Reprodução de vídeo
Antes de o teatro abrir as portas, Jards Macalé devorou uma pipoca que comprou de um vendedor na praça em frente e bateu papo com Geraldo Azevedo. Mais tarde, venceu o prêmio de melhor lançamento de MPB, com seu álbum “Coração bifurcado”, e o de melhor canção.
Xande de Pilares no Prêmio da Música Brasileira: melhor intérprete e melhor lançamento na categoria Samba — Foto: Divulgação
Aos poucos, não só os músicos, mas atores, atrizes, políticos e intelectuais foram chegando em meio ao frenesi dos fotógrafos. Um convidado em especial foi bastante demandado: Carmelo Maia, filho de Tim Maia. Recentemente, ele teve uma vitória na justiça sobre Léo Maia, seu irmão materno, que luta pelo reconhecimento da paternidade do cantor.
– Eu tenho uma sensação que a minha família materna é uma quadrilha porque era o Léo, a minha mãe, e a advogada era a mulher do Léo, entende? – disse Carmelo ao GLOBO.
É bem verdade que alguns artistas e influenciadores não foram lá muito correspondidos quando procuraram os flashes dos fotógrafos. Outros atraíram todos os holofotes. Foi o caso de Iza, que chegou vestida num modelo que privilegiava sua barriga grávida de Nala, sua primeira filha. Fãs que se amontoavam fora das grades cantaram pra ela “Talismã”, e ela agradeceu mandando beijos.
O rapper Xamã chegou apressado, na companhia de um assessor que foi logo vetando os pedidos de entrevistas dos jornalistas. O empresário de Maiara e Maraísa perguntou para alguém da equipe se era ali mesmo que ele entrava. Criolo, Chico César e outros artistas que fizeram números musicais na noite, entraram pela porta de serviço do teatro.
Quando todos se acomodaram em suas poltronas, era hora da festa. O prêmio começou pouco depois das 21h30. José Maurício Machline, sua sócia Heloísa Guarita, e a filha do empresário, Giovanna Machline, deram as boas-vindas ao público. Depois, passaram a bola pra Regina Casé, apresentadora da cerimônia. Ao longo da noite, Regina divertiu o público com histórias de Tim Maia, lembrando episódios como a viagem que ele fez para Nova York aos 16 anos ou sua fase “desmagnetizada” na imunização racional. “Hoje realmente vale tudo”, disse Regina.
Iza num modelito que valorizou a barriga de grávida: cantora levou o prêmio de melhor intérprete na categoria Música Urbana — Foto: Divulgação
Na primeira fila da plateia estavam nomes como Alcione, Daniela Mercury e Hamilton de Holanda. Outros, como Antônio Pitanga e Carolina Dieckman, ficaram em camarotes. A ex-BBB Alane não teve muita sorte: ficou num camarote com visualização prejudicada: havia uma enorme caixa de som em sua frente.
No primeiro bloco de prêmios, o de Samba, Xande de Pilares foi a sensação. Venceu a categoria de melhor lançamento, com seu “Xande canta Caetano”, e melhor intérprete. Melhor grupo ficou com o Revelação, do qual, aliás, Xande já foi líder.
Como é de costume no prêmio, os anúncios dos vencedores foram intercalados com apresentações musicais. Na primeira delas, Jota Pê, Lazzo, Criolo e Ian Clôud cantaram “Gostava tanto de você”. Ney Matogrosso e Simone se juntaram pra fazer “Azul da cor do mar” e “Primavera”. Aos 94 anos, Tony Tornado se juntou a Negra Li, Sandra Sá e Sued Nunes para cantar “Sossego”.
Marisa Monte recebe o prêmio de melhor intérprete na categoria Pop & Rock — Foto: Divulgação
Houve, também, um discurso da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Ela elogiou a organização do PMB:
– É um prêmio que traduz a força da nossa música. Eu venho daí também. A gente quer que o prêmio se prolongue mais e mais. É uma noite iluminada – disse a ministra.
O vencedor na categoria Artista Revelação foi o grupo Choro na Rua — Foto: Divulgação
O grupo Choro na Rua venceu na categoria de revelação e de melhor música instrumental. No bloco Pop Rock, Mombojó levou a categoria de melhor grupo, Marisa Monte a de melhor intérprete, e Ana Frango Elétrico ganhou a de melhor lançamento com “Me chama de gato que eu sou sua” (confira todos os vencedores na lista abaixo). Jaques Morelenbaum recebeu o inédito “prêmio do músico brasileiro”, categoria estreante no PMB.
Iza, Xande de Pilares, Pedro Sampaio e Márcio Victor fizeram o último show da noite: cantaram juntos “Não quero dinheiro”. Era o fim dos trabalhos da banda que tinha Pretinho Serrinha na direção musical.
A cerimônia encerrou com mais grave, mais agudo, mais eco, mais tudo. No fim das contas, o grande vencedor do Prêmio da Música Brasileira foi Sebastião Rodrigues Maia – ou como definiu Regina Casé, o “babulina, o marmiteiro, o genial, o maior cantor do mundo”.
Veja a lista de vencedores do Prêmio da Música Brasileira 2024
SAMBA
Grupo Grupo Revelação
Intérprete Xande de Pilares
Lançamento Xande de Pilares – Xande Canta Caetano (Produção: Pretinho da Serrinha)
POP / ROCK
Grupo Mombojó
Intérprete Marisa Monte
Lançamento Ana Frango Elétrico – Me Chama De Gato Que Eu Sou Sua (Produção: Ana Frango Elétrico)
MÚSICA REGIONAL
Dupla Lourenço & Lourival
Grupo Falamansa
Intérprete Alceu Valença
Lançamento Lia de Itamaracá – Dorme Pretinho (Produção: Pupillo)
CANÇÃO POPULAR & SERTANEJO
Dupla Maiara & Maraisa
Grupo É o Tchan!
Intérprete – Canção popular Gabriel Sater
Intérprete – Sertanejo Roberta Miranda
Lançamento – Canção popular João Gomes – Raiz (Produção: Top Eventos)
Lançamento – Sertanejo Ana Castela – Boiadeira Internacional (Ao Vivo) – (Produção: Eduardo Godoy)
Lançamento Eletrônico Urias – Her Mind (Produção: Maffalda, Brabo)
Lançamento em Língua Estrangeira Anitta – Funk Generation: A Favela Love Story (Produção: Brabo, Decz, Diplo, DJ Gabriel do Borel, Márcio Arantes, Ilya)
Lançamento Erudito Orquestra Sinfônica Do Estado De São Paulo – Sinfonia dos Orixás & Pequenos Funerais Cantantes(Produção: Ulrich Schneider)
Projeto Especial João Gilberto – Relicário: João Gilberto (Ao Vivo no Sesc 1998) (Produção: Sesc São Paulo)
MÚSICA INSTRUMENTAL
Grupo Choro na Rua
Solista Armandinho Macedo
Lançamento Yamandu Costa, Armandinho Macedo – Encontro das Águas (Produção: Yamandu Costa, João Falcão Neto)
Projeto Audiovisual Martinho Da Vila, Chico César – Acender as Velas (Direção: Philippe Rios)