
Inmet alerta para risco de chuvas intensas no Rio, Minas e São Paulo
Há riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas

Inpe prevê pouca chuva para Norte e Nordeste e formação do La Niña

Foto: José Cruz/Agência Brasil
A primavera chega ao país nesta segunda-feira (22) trazendo possibilidade de chuvas acima da média em pontos do Centro-Oeste, do Sudeste e do litoral do Nordeste, além de chuvas abaixo da média e estiagem em áreas ao sul da Região Norte e do interior do Nordeste. As informações são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O instituto destaca que, para os próximos meses, a previsão mais recente da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa) é de possibilidade de formação de um episódio do La Niña. “Caso ocorra esse fenômeno, deve ser de curta duração e fraca intensidade”, destacou o Inpe.
O Inpe alerta ainda para a necessidade de acompanhamento das previsões e para o monitoramento de áreas de risco de alagamentos e de deslizamentos, para que sejam providenciadas ações de prevenção.
Caracterizada pelo clima agradável e pela floração em diversas regiões do país, conforme descrição do próprio Inpe, a primavera, que permanece até o dia 21 de dezembro, marca a transição entre a estação seca e a estação chuvosa na faixa central do Brasil.
“A estação tem um papel importante para o equilíbrio ambiental. Além de colorir a natureza com a sua beleza natural, as chuvas que ocorrem nesse período favorecem a agricultura e colaboram para a recuperação de rios e reservatórios”, avaliou o instituto.
Edição: Maria Claudia

Há riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas

Indígenas fazem protestos há 15 dias contra concessão de hidrovia

Estudo mostra crescimento do uso da IA para conteúdos políticos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes
