Brasília Agora
Brasília Agora


BRASÍLIA

Primeiro ciclo do projeto Nos Caminhos de Ogum será neste fim de semana

11 de dezembro, 2021

Evento vai promover conscientização de jovens de religiões de matrizes africanas sobre emprego, renda e questões de gênero e raça O primeiro ciclo de debates […]

Primeiro ciclo do projeto Nos Caminhos de Ogum será neste fim de semana
Foto: Divulgação

Evento vai promover conscientização de jovens de religiões de matrizes africanas sobre emprego, renda e questões de gênero e raça

O primeiro ciclo de debates sobre emprego, renda e questões de gênero e raça pelo projeto Nos Caminhos de Ogum será neste sábado (11) e domingo (12), com a participação de jovens e adultos de 17 a 34 anos das Comunidades e Unidades Tradicionais de Planaltina. O Nos Caminhos de Ogum tem apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e objetiva disseminar informações sobre o mundo do trabalho e sobre a valorização das entidades de matriz africana no DF, também como forma de conscientização contra a intolerância religiosa.

“Sabemos que ter uma oportunidade de emprego muda a mente dos jovens. A Sejus quer contribuir positivamente para a reflexão, conscientização e construção de alternativas para o enfrentamento dos problemas da desigualdade social, liberdade de crença e o protagonismo da juventude”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

“Sabemos que ter uma oportunidade de emprego muda a mente dos jovens. A Sejus quer contribuir positivamente para a reflexão, conscientização e construção de alternativas para o enfrentamento dos problemas da desigualdade social, liberdade de crença e o protagonismo da juventude”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“As religiões de matrizes africanas fazem parte da história do nosso povo. Por esse motivo, a Sejus vem trabalhando de forma assertiva com políticas públicas voltadas a jovens desse segmento. É de suma importância para as comunidades tradicionais de matrizes africanas tomarem a si maior responsabilização, abrindo espaço para o debate público franco e colocando à frente a juventude de terreiro para que se aproprie do seu próprio futuro”, complementou o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Juvenal Araújo.

O evento será na rodovia DF 130, km 05, Núcleo Rural Sítio Agrovale e Chácara 04, em Planaltina – DF. Também haverá transmissão pelo perfil de Instagram @xaxaradeprata. O segundo ciclo do projeto “Nos Caminhos de Ogun – Juventude, Trabalho/Emprego e Renda” está previsto para 15 e 16 de janeiro de 2022, no mesmo endereço.

Contexto histórico

Ogum é considerado o senhor do ferro, das forjas, da metalurgia, da agricultura e da tecnologia. É o pai da ciência e invocado para proteger as casas e abrir nossos caminhos para o trabalho, para a vida digna e para a manutenção da comunidade. É uma força ancestral africana, trazida por humanos escravizados.

Serviço
– Ciclo 1: Nos Caminhos de Ogun – Juventude, Trabalho/Emprego e Renda
– Datas: 11 e 12/12 – Sábado e domingo
– Horário: 9h30 às 18h
– Local: Rodovia DF 130, km 05, Núcleo Rural Sítio Agrovale e Chácara 04, Planaltina – DF
– Transmissão pelo Instagram
– Para acesso à programação, clique aqui

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF