
GDF investe R$ 2,5 milhões em rede de captação da água da chuva em Arniqueira
Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Capital federal é pioneira nessa modalidade, que está presente em todas as regionais de ensino e abrange meninos e meninas de até 3 anos e 11 meses com atraso no desenvolvimento Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília O Distrito Federal é o único local do país que conta com o Programa de Educação Precoce (PEP) na rede …
Continue reading “Programa de Educação Precoce atende mais de 2 mil crianças em todo o DF”
Capital federal é pioneira nessa modalidade, que está presente em todas as regionais de ensino e abrange meninos e meninas de até 3 anos e 11 meses com atraso no desenvolvimento
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
O Distrito Federal é o único local do país que conta com o Programa de Educação Precoce (PEP) na rede pública de ensino. A iniciativa está presente nas 14 coordenações regionais de ensino, atendendo crianças de até 3 anos e 11 meses em vulnerabilidade ou que tenham registro de intercorrências antes ou após o nascimento, como gravidez de risco, prematuridade, síndromes ou deficiências.

Atualmente, estão matriculadas na educação precoce no DF mais de 2 mil crianças, admitidas no programa por indicação de médicos que fazem o diagnóstico da necessidade.
Algumas unidade de educação precoce funcionam nos centros de ensino especiais; outras, nas escolas de educação infantil. No Centro de Ensino Especial de Samambaia, existem dez turmas de educação precoce – cinco funcionando pela manhã e cinco à tarde. Cada uma comporta até 18 crianças, mas em alguns casos podem ser apenas duas crianças por turma, como ocorre nos centros de ensino especial para deficientes visuais, onde o atendimento pode ser individual, dependendo do caso.

Coordenadora da Educação Precoce de Samambaia, Janete Guerreiro: “Nós trabalhamos a criança de forma lúdica e global”
A coordenadora da Educação Precoce de Samambaia, Janete Guerreiro, disse que o Centro de Educação Especial da região administrativa conta com 178 crianças matriculadas nessa modalidade. Uma delas é Maia, de 1 ano e um mês, diagnosticada com paralisia cerebral. Uma das atividades que a pequena aprecia é brincar na piscina. No colo da professora, era visível a alegria da criança enquanto recebia estímulos para o seu desenvolvimento.

Jaqueline Soares destaca a evolução da filha, Maia, de 1 ano e um mês, atendida na educação precoce: “Ela é outra criança, mais ágil, mais alegre, e a cognição está melhor”
A mãe de Maia, Jaqueline Soares, 35 anos, diz que a evolução do bebê tem sido grande nos oito meses em que ela frequenta a educação precoce. “A Maia é outra criança depois desse tempo. A evolução dela tem surpreendido o neurologista e o neuropediatra. Ela é outra criança, mais ágil, mais alegre, e a cognição está melhor”, comemorou Jaqueline.

A professora Luciana de Melo trabalha há dez anos com a educação precoce: “É nítido o desenvolvimento da criança que está aqui”
“Nós trabalhamos a criança de forma lúdica e global. Os bebês de menos de 1 ano, quando entram no programa, recebem atendimento individual de professores de educação física e pedagogos. Ao fazer 1 ano, o bebê continua no atendimento individual com esses dois profissionais. Já a partir dos 2 anos, a criança é agrupada e passa a conviver com outras crianças”, explica a coordenadora.
Desde que entram no programa, as crianças são atendidas de forma global. “Percebemos que há uma diferença muito grande entre os que passam e os que não passam pela educação precoce”, afirma Janete. Para atuar nesse segmento, os professores devem ser pedagogos ou educadores físicos e fazer cursos voltados para a educação precoce, além de passar por um teste de aptidão e estágio quando chegam à escola para trabalhar.
A professora Luciana de Melo, 48, está há dez anos trabalhando com educação precoce. “Nós auxiliamos e ajudamos as crianças no desenvolvimento cognitivo, motor, de linguagem e no estabelecimento de vínculo afetivo conosco, inclusive para que seja possível a aprendizagem. Esse é um trabalho de excelência. É nítido o desenvolvimento da criança que está aqui na educação precoce”, avalia.

Intervenção conduzida pela Novacap já tem 400 metros concluídos e vai reduzir riscos de alagamentos na região

Abordagem está prevista para passar por oito pontos da região administrativa

Áreas próximas ao complexo automobilístico passaram por limpeza, desobstrução de bocas de lobo, manutenção nas vias e reforço na sinalização; penúltima etapa da Stock Car de 2025, no próximo dia 30, marcará a volta da pista ao calendário nacional

São, ao todo, 904 oportunidades, que contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 3.446
