BRASÍLIA

Programa DF+ aumenta 79% na produtividade de empresas

7 de fevereiro, 2025 | Por: Agência Brasília

Com apoio da FAPDF, iniciativa do Senai ofereceu 444 consultorias para o setor produtivo em 2024

Encerramento do programa, criado em 2020, reuniu empresários e representantes do GDF | Foto: Divulgação/FAPDF

“Produzir mais com menos, assegurando a qualidade, é fundamental para a competitividade de um negócio”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, na noite de quarta-feira (5), na cerimônia de encerramento do programa DF+ – que, em 2024, investiu mais de R$ 8 milhões.

Além de representantes de empresas inscritas no programa, participaram do evento o presidente da Fibra, Jamal Bittar; o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman; e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), Marco Secco.

A iniciativa, que tem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), foi desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) para impulsionar a transição do setor produtivo, por meio de um convênio com o Senai-DF.

Em quatro anos de execução (2020 – 2024), o DF+ ofereceu gratuitamente 444 consultorias, com mais de 54 mil horas de capacitação. As empresas atendidas tiveram aumento médio de produtividade de 79% e de 59%, em qualidade, além de redução de consumo energético de 31%.

Evolução

A inserção no programa possibilitou ao corpo técnico da Labarr, marca de chocolates, a melhoria de seus processos. “A gente tinha muita coisa na cabeça, mas pouca coisa documentada”, explica Adriana Labarrere, sócia-diretora e uma das fundadoras da empresa participante. “Foi essencial cronometrar tudo e trazer alguém de fora para olhar os gargalos e sugerir melhorias. Não é algo imposto de cima para baixo, mas um processo que envolve toda a equipe”.

A implantação de metodologias como gestão à vista e o sistema 5S trouxe organização e eficiência à empresa. O Sistema 5S é uma metodologia organizacional japonesa criada para melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade com base em cinco pontos: senso de utilização, senso ordem e arrumação, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina e autodisciplina (5S).

“O programa DF+ é uma demonstração do compromisso da FAPDF em promover a inovação e a sustentabilidade por meio da integração entre governo e setor produtivo, em alinhamento com as diretrizes do Governo do Distrito Federal”, reforçou Marco Antônio Costa Júnior. “Essa parceria reflete nosso compromisso em transformar Brasília em uma cidade inteligente, fortalecendo a economia do DF com soluções criativas e inovadoras.”

*Com informações da FAPDF

Artigos Relacionados