
Lei de Acesso à Informação fortalece a rede de transparência no DF
Semana LAI em Pauta — Diálogos pela Transparência reunirá representantes de órgãos distritais, de 22 a 26 de setembro
Com apoio da FAPDF, iniciativa do Senai ofereceu 444 consultorias para o setor produtivo em 2024
“Produzir mais com menos, assegurando a qualidade, é fundamental para a competitividade de um negócio”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, na noite de quarta-feira (5), na cerimônia de encerramento do programa DF+ – que, em 2024, investiu mais de R$ 8 milhões.
Além de representantes de empresas inscritas no programa, participaram do evento o presidente da Fibra, Jamal Bittar; o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires; o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman; e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), Marco Secco.
A iniciativa, que tem apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), foi desenvolvida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) para impulsionar a transição do setor produtivo, por meio de um convênio com o Senai-DF.
Em quatro anos de execução (2020 – 2024), o DF+ ofereceu gratuitamente 444 consultorias, com mais de 54 mil horas de capacitação. As empresas atendidas tiveram aumento médio de produtividade de 79% e de 59%, em qualidade, além de redução de consumo energético de 31%.
A inserção no programa possibilitou ao corpo técnico da Labarr, marca de chocolates, a melhoria de seus processos. “A gente tinha muita coisa na cabeça, mas pouca coisa documentada”, explica Adriana Labarrere, sócia-diretora e uma das fundadoras da empresa participante. “Foi essencial cronometrar tudo e trazer alguém de fora para olhar os gargalos e sugerir melhorias. Não é algo imposto de cima para baixo, mas um processo que envolve toda a equipe”.
A implantação de metodologias como gestão à vista e o sistema 5S trouxe organização e eficiência à empresa. O Sistema 5S é uma metodologia organizacional japonesa criada para melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade com base em cinco pontos: senso de utilização, senso ordem e arrumação, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina e autodisciplina (5S).
“O programa DF+ é uma demonstração do compromisso da FAPDF em promover a inovação e a sustentabilidade por meio da integração entre governo e setor produtivo, em alinhamento com as diretrizes do Governo do Distrito Federal”, reforçou Marco Antônio Costa Júnior. “Essa parceria reflete nosso compromisso em transformar Brasília em uma cidade inteligente, fortalecendo a economia do DF com soluções criativas e inovadoras.”
*Com informações da FAPDF
Semana LAI em Pauta — Diálogos pela Transparência reunirá representantes de órgãos distritais, de 22 a 26 de setembro
Abordagem está prevista para passar por três pontos da região administrativa
Projeto de expansão da CEB IPes leva braços e luminárias a áreas que antes não eram contempladas
Público vai poder retirar as entradas no local até amanhã (17). Evento será neste sábado, dia 20, no Taguaparque, com shows de Eduardo Costa, Edson e Hudson, Lia Almeida e muito mais