
Secretaria de Educação atualiza regras para matrícula em creches no DF
Objetivo é tornar a inscrição e a manutenção das vagas mais transparentes para as famílias
Alunos poderão vivenciar experiências no Reino Unido durante 17 semanas, e consiste na participação imersiva do estudante em instituições educacionais de países do Reino Unido; processo seletivo exige fluência em inglês
Com o objetivo de proporcionar acesso à experiência internacional de ensino, pesquisa e inovação aos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), instituiu na sexta-feira (9), o programa de intercâmbio “Pontes para o Mundo”. O decreto nº 47.210, publicado na edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), traz os objetivos e requisitos para participação no programa.
A seleção dos estudantes será realizada por meio de processo seletivo, com caráter eliminatório e classificatório. Os estudantes interessados em se inscrever para participar do programa devem ter idade mínima de 16 anos, na data de inscrição, e não completar 18 anos de idade até o retorno ao Brasil. Os alunos precisam estar devidamente matriculados na 2ª série do ensino médio regular ou na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nas modalidades concomitante e integrada, nas escolas públicas do DF.
Além disso, o discente também precisa ter cursado integralmente a 1ª série do ensino médio em instituição educacional pública do DF, entre outros requisitos. O número de vagas e outros critérios de seleção e classificação serão divulgados por meio de edital, que será publicado no site oficial da SEEDF em breve.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, reforça a relevância do programa para o futuro dos participantes. “Estamos muito animados com o Pontes para o Mundo. É uma chance incrível para os nossos estudantes conhecerem outra cultura, vivenciarem o idioma local nessa imersão e voltarem com aprendizados que fazem diferença de verdade na formação deles.”
A distribuição de vagas do programa “Pontes para o Mundo” será realizada de forma proporcional ao quantitativo de estudantes matriculados no ensino médio nas unidades escolares da rede pública, vinculadas às respectivas Coordenações Regionais de Ensino.
O intercâmbio terá duração de 17 semanas, e consiste na participação imersiva do estudante em instituições educacionais de países do Reino Unido cuja língua oficial é o inglês. Será considerado o calendário local e as especificidades dos países de destino para definir a rotina dos estudantes selecionados. O planejamento abrange a participação em atividades que, além do ambiente de sala de aula, incluem visitas técnicas, culturais e encontros com orientadores, visando à complementação do aprendizado.
*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Objetivo é tornar a inscrição e a manutenção das vagas mais transparentes para as famílias
Evento da rede pública incentiva protagonismo estudantil e soluções criativas para desafios reais; nesta edição, serão contemplados trabalhos que dialoguem com ideias sustentáveis de preservação hídrica
Iniciativa transforma estudantes do 9º ano em roteiristas, diretores e atores, incentivando a criatividade e aproximando a escola da comunidade
Sorteio das vagas para alunos da rede pública do Distrito Federal será realizado no dia 11 de agosto; cursos contemplam instrumentos como violão, pandeiro e bandolim, com prioridade para alunos de baixa renda e pessoas com deficiência