
GDF intensifica ações de limpeza e manutenção em diversas regiões
Força-tarefa remove entulhos, limpa bocas de lobo e faz poda de vegetação; objetivo é reduzir impactos à população quando as chuvas voltarem
Casa ganhou quartos, cozinha e salas novos; projeto já reformou mais de 200 residências, com obras que promovem segurança, conforto e qualidade de vida
No dia de seu aniversário, Adriana Paulino ganhou uma casa praticamente nova de presente. A moradora da Cidade Estrutural foi a beneficiada pelo projeto Melhorias Habitacionais, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), e teve a residência completamente transformada. A reforma foi além do simples acabamento: o atendimento às necessidades específicas do lar foi o fio condutor de todas as intervenções.
A casa reformada de Adriana foi contemplada em uma intervenção que ampliou espaços-chave do imóvel e atualizou estruturas essenciais. O projeto contemplou os dois quartos, tornando os espaços mais adequados para o crescimento dos quatro filhos e para as atividades diárias de todos os moradores. Além disso, a cozinha e a sala ganharam áreas mais funcionais, garantindo circulação mais fluida e conforto para o convívio familiar.
Com investimento de R$ 50.724,85, a casa que antes tinha piso batido e paredes sem reboco, ganhou novas portas e janelas, a revisão do telhado, a instalação de forro de PVC, além de um novo piso cerâmico e de revestimentos que conferem resistência e conforto térmico. A impermeabilização em áreas molhadas reforça a proteção contra infiltrações, aspecto crucial para a durabilidade da casa. O pacote de intervenções inclui, ainda, a modernização completa das redes elétrica e hidrossanitária, bem como a instalação de rede pluvial.
“Cada detalhe foi pensado com carinho, e isso faz a diferença no meu dia a dia: o ambiente mais arejado, a iluminação que acolhe, a segurança das estruturas, a organização que ganha espaço e facilita a nossa rotina”, celebrou Adriana.
O assistente técnico em edificações da Codhab, Rafael Morais, um dos responsáveis pelo projeto, disse que cada decisão e cada detalhe foram pensados para transformar a casa em um lar mais seguro, acolhedor e funcional: “Olhando para o conjunto de melhorias, sinto orgulho de ter feito parte desse processo junto à Codhab e à família da Adriana. Entregamos um espaço que oferece dignidade, conforto e bem-estar para todos.”
O gerente de assistência em projetos e obras da Codhab, Mozzer Martins, reiterou o compromisso do programa e destacou que as melhorias preventivas e estruturais vão oferecer para a família da Adriana uma moradia mais segura e adequada às necessidades dos moradores. “Essa reforma vai além de melhorias na casa; ela é um gesto de cuidado, carinho e responsabilidade. Trabalhamos juntos para que essa família tenha um lar mais seguro e mais acolhedor. E neste dia tão especial, o aniversário da Adriana, desejamos que a alegria se transforme em conforto e traga bem-estar para todos que conviverão nesta casa”, arrematou.
O Melhorias Habitacionais surgiu como uma alternativa importante para promover moradias mais dignas e seguras, contribuindo para a redução de vulnerabilidades e para a construção de comunidades mais estáveis no Distrito Federal.
O programa segue com avaliações contínuas e novas ações, visando ampliar o foco em habitações de interesse social em etapas futuras e atender a mais comunidades em situação de vulnerabilidade no DF. De 2019 para cá, 210 famílias foram atendidas com um novo lar, sendo investidos R$ 7.375.013,85.
*Com informações da Codhab
Força-tarefa remove entulhos, limpa bocas de lobo e faz poda de vegetação; objetivo é reduzir impactos à população quando as chuvas voltarem
Área próxima à quadra 104 terá trânsito desviado por conta de obras com uso de guindaste
Ação, que faz parte da campanha anual de prevenção da raiva em cães e gatos, complementa o atendimento oferecido durante todo o ano nos postos fixos da rede pública
Dezessete centros de especialidades estão espalhados nas regiões para acolher e receber pessoas de forma humanizada; em quatro anos, foram mais de 74 mil atendimentos