
Palestra alerta sobre riscos digitais e integra programação do Agosto Lilás
Iniciativa do GDF oferece prevenção contra crimes e desafios perigosos nas redes sociais em escolas, igrejas e comunidades
Iniciativa do GDF promove a formação técnico-profissional com atividades práticas e teóricas, incorporando a aprendizagem à administração pública
Criado em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude é celebrado nesta terça-feira (12). A data foi instituída para, entre outros pontos, promover o potencial dos jovens para o desenvolvimento global. Um exemplo de investimento público em capacitação de adolescentes é o programa Jovem Candango, do Governo do Distrito Federal (GDF), que terá aporte de R$ 55 milhões para o ciclo 2025/2026 e aumentará as vagas de 1.800 para 2.200 no próximo edital.
Segundo o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, o novo edital tem previsão de ser lançado até o fim deste mês e terá os arcos ocupacionais ampliados. “Além da área administrativa, a gente quer formar os jovens também nas áreas da educação, desporto, agronegócio e tecnologia da informação”, revela.
Para o secretário, o programa é estratégico: “O jovem que está em situação de vulnerabilidade precisa de oportunidade para construir a sua emancipação econômica”.
Coordenado pela Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF), o Jovem Candango promove a formação técnico-profissional de adolescentes por meio de atividades práticas e teóricas na administração pública. Os jovens contemplados atuam em áreas administrativas do GDF e recebem salário, além de todos os benefícios a que têm direito. Cada participante trabalha quatro horas por dia, sendo um dia da semana reservado para a capacitação teórica.
Arthur Henrique Pinheiro tem 17 anos e participa do projeto há dois anos. Ele conta que começou fazendo um curso profissionalizante e, depois, foi chamado para trabalhar na SEFJ. “Não posso ser um um peso morto até completar 18 anos, e também já penso no meu futuro, um passo à frente”, diz.
Atualmente, Arthur trabalha na Escola Classe 215 de Santa Maria. Ele atua na secretaria do centro de ensino em serviços administrativos, além de auxiliar os professores em atividades pedagógicas. “Onde eu passo, eles [os alunos] me chamam de tio e me abraçam. Acho que eles me veem como exemplo”, diverte-se.
O jovem afirma que aprende muito nas duas atividades. Tanto que pretende cursar faculdade de tecnologia da informação (TI) ou de pedagogia, duas profissões que despertaram seu interesse após as vivências adquiridas no programa.
Para Arthur, o Jovem Candango é uma porta para o mercado de trabalho. “Recomendo a todos que participem, porque além de estar trabalhando, você está ganhando seu dinheiro, você faz um curso profissionalizante e consegue se desenvolver melhor no mercado de trabalho”, observa. “E a gente também aprende a administrar nosso dinheiro”.
Outra estudante que participa do Jovem Candango é Jaqueline Celestino Rossiano, 18. No programa desde 2023, ela trabalhou na Secretaria da Família e Juventude por intermédio do projeto. “Foi incrível minha experiência. Aprendi muito da área administrativa o que foi um início muito importante para mim”, conta.
A jovem trabalha atualmente no RH de uma empresa de materiais de construções e afirma que, sem o conhecimento que ganhou no projeto, não estaria apta ao emprego. “Na secretaria, eu atuava na fiscalização das folhas de ponto. Hoje, onde eu trabalho, fiscalizo folhas de ponto e faço pagamentos. Isso é graças a tudo que eu aprendi no Jovem Candango”, comemora.
Iniciativa do GDF oferece prevenção contra crimes e desafios perigosos nas redes sociais em escolas, igrejas e comunidades
Substituição das antigas lâmpadas faz parte do plano de modernização da iluminação pública do Distrito Federal, que chega a endereços de Sol Nascente, Ceilândia e Taguatinga
Ministério da Saúde concede título especial a espaços que, no DF, estão presentes em instituições públicas e privadas
Com investimento de R$ 576 mil, espaço de lazer terá 48 churrasqueiras individuais; também serão feitos um novo cercamento e manutenções no Castelinho e no Ana Lídia