
Áreas no Paranoá ficam sem energia nesta quinta-feira (18)
Desligamento será das 10h às 16h. Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais e da população
Parceria entre Sejus e Senac beneficiará enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que não ingressaram no mercado de trabalho
Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), lançou o Programa Profissão Saúde – Seu Primeiro Emprego na Enfermagem, uma iniciativa que visa capacitar e qualificar profissionais da área de Enfermagem, oferecendo cursos gratuitos e oportunidades para ingresso no mercado de trabalho.
O programa oferece dois cursos principais: Procedimentos Básicos de Enfermagem e Protocolos de Aplicabilidade na Prática Clínica, e Atualização em Procedimentos Técnicos aos Profissionais de Enfermagem. Ambos são destinados a enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem do Distrito Federal que ainda não conseguiram colocação em suas áreas de formação. O objetivo é garantir que esses profissionais tenham a qualificação necessária para atuar com competência e segurança no setor de saúde.
A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destacou a importância da iniciativa. “A parceria entre a Sejus e o Senac-DF no programa Profissão Saúde reforça o nosso compromisso em oferecer oportunidades reais de transformação social. Este projeto, focado na capacitação de profissionais da área de enfermagem, visa garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham a chance de aprimorar suas habilidades, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.”
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, ressalta que o programa representa uma ótima oportunidade para os profissionais da área de enfermagem do DF. “Trata-se de uma opção interessante para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se capacitarem e se atualizarem em um momento em que a saúde é prioridade para todos nós”, explica. “Estamos comprometidos em garantir um atendimento de qualidade, e isso começa com a formação”, destaca Vitor.
As inscrições já estão abertas por meio do site do Senac-DF e seguem até o dia 20 de outubro, com regras específicas, como idade mínima de 18 anos para o curso de Atualização e 21 anos para o curso de Procedimentos Básicos. Além disso, é necessário que o candidato possua o diploma ou certificado correspondente à área de atuação e esteja regularmente registrado no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF).
A duração do curso, gratuito, é de 18 meses. Ao todo, são 600 vagas e terão preferência para as inscrições 50% dos profissionais pertencentes aos seguintes grupos: oriundos de famílias em situação de pobreza, nos termos da Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023; mulheres vítimas de violências doméstica; mulheres que sejam chefes de família; pretos, pardos e indígenas assim declarados; pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+.
Os dois cursos do programa Profissão Saúde, Procedimentos Básicos de Enfermagem e Protocolos de Aplicabilidade na Prática Clínica, e Atualização em Procedimentos Técnicos aos Profissionais de Enfermagem terão turmas nos turnos matutino e vespertino e acontecerão, preferencialmente, no Centro de Educação Profissional Antônio Matias – Saúde, localizado na 903 Sul, em Brasília.
Todos os alunos matriculados terão direito a seguro de vida durante o período de prática supervisionada hospitalar, e aqueles que concluírem o programa com aprovação receberão um certificado de conclusão, garantindo sua qualificação para o mercado.
“O Senac vai qualificar esses profissionais para que eles tenham condições de ingressar no mercado de trabalho”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
*Com informações da Sejus-DF
Desligamento será das 10h às 16h. Interrupção temporária é necessária para garantir segurança dos profissionais e da população
Abordagem deve passar por três pontos da região administrativa
Novo corredor vai beneficiar 52 linhas com 774 viagens por dia
Programa gratuito de transporte público do GDF amplia circulação na cidade, estimula lazer, fortalece o comércio e aumenta arrecadação