
Festival de Brasília, drift, rap e celebração ao Cerrado são destaques do fim de semana no DF
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
A ativista indígena Guarani e escritora apresenta aula-espetáculo dia 20/4, às 17h, na sede do grupo Seu Estrelo, em Brasília
Seguindo a série de aulas-espetáculo ministradas por mestres e mestras renomados do país, o projeto Brasilidades – As Ciências Populares – recebe uma influente representante da cultura indígena brasileira. Geni Núñez, ativista Guarani, psicóloga, doutora e escritora, alcançou milhares de seguidores com a página Geni Papos (@genipapos), espaço onde divulga conteúdos autorais, questionando a monocultura e a colonização dos afetos, entre tantos outros temas relevantes.
Geni, convidada do segundo encontro, recentemente lançou o livro “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”. A ativista vai conduzir os candangos em uma potente troca de saberes modernos e ancestrais.
“Como o tema do projeto é Brasilidades, eu irei compartilhar um pouco sobre algumas perspectivas indígenas acerca de noções como tempo, território, fronteira e limites. Para além de denunciar as colonialidades envolvidas neste processo, irei também falar sobre outras perspectivas contracoloniais, como as iniciativas que apostam no reflorestamento do imaginário e no reflorestamento do tempo. Será uma maneira de eu homenagear nosso amado Mestre Bispo e espero poder fazer isso também por meio da poesia”, comenta Núñez.
Realizada no Centro Tradicional de Invenção Cultural (CTIC), terreiro do Grupo Seu Estrelo e Fuá do Terreiro, que acaba de ganhar o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do DF, a aula-espetáculo acontece no próximo sábado, 20/04, às 17h. A atividade é gratuita, mas sujeita à lotação. De acordo com a organização do evento, cadeirinhas e bancos são bem-vindos.
O projeto, que começou em março, com a aula-espetáculo de Mestre Tico Magalhães, promove encontros até junho deste ano. Até lá, importantes mestres e pensadores da cultura popular brasileira, como Luiz Antônio Simas e Mestre Manoelzinho Salustiano participam do Brasilidades.
As atividades serão seguidas de rodas de conversas que contarão com estudiosos da cultura, brincantes e gestores públicos, proporcionando uma rica troca de saberes e fazeres com o público presente.
20/abril (sábado), às 17h, com Geni Núñez: ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) e mestrado em Psicologia Social. É autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” e do livro infantil “Jaxy Jatere, o saci Guarani”. A voz de Geni ecoa a sabedoria ancestral dos povos originários, oferecendo um olhar profundo e sensível sobre a cultura popular.
1º/junho (sábado), às 17h, com Luiz Antônio Simas: professor, escritor, compositor e palestrante. Reconhecido com dois prêmios Jabuti. Fala e escreve sobre brasilidades abordando temas como festas, carnavais, religiosidades e culturas das ruas.
14/junho (sexta-feira), às 19h, com Mestre Manoelzinho Salustiano: Doutor Honoris Causa em Cultura Popular pela UPE, filho do lendário Mestre Salustiano, Manoelzinho carrega consigo o legado de uma vida dedicada à preservação das tradições populares.
Além das aulas-espetáculo, o projeto também abre suas portas para escolas públicas, convidando crianças e jovens a vivenciarem o encanto da cultura popular no Centro Tradicional de Invenção Cultural. Essas visitas não apenas proporcionam preciosos momentos de educação patrimonial, por meio de atividades lúdicas, mas também ajudam a preservar e valorizar as tradições do cerrado, garantindo que as futuras gerações possam se conectar com suas raízes de forma autêntica e inspiradora. O projeto, realizado pelo Centro de Invenção e pelo Instituto Rosa dos Ventos, possui fomento do Ministério da Cultura.
Brasilidades – As Ciências Populares. Data: abril e junho. Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural — Setor de Embaixadas, 813 Sul, Asa Sul. Entrada livre: sujeita a lotação. Rede Social: www.instagram.com/seuestrelo/ e www.instagram.com/centrodeinvencao/.
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas
Uma comédia que faz rir, emociona e te faz esquecer os problemas. E, no fim, você sai do teatro com uma mensagem simples, mas poderosa: que tal apostar no amor?
Confira aqui a programação e valor dos ingressos do Cine Drive-in Brasília