
Brasilienses celebram a capital federal com arte e história
Cine Brasília atrai público no recesso da Semana Santa com sessões gratuitas e homenagem à atriz e educadora Dulcina de Moraes
A ativista indígena Guarani e escritora apresenta aula-espetáculo dia 20/4, às 17h, na sede do grupo Seu Estrelo, em Brasília
Seguindo a série de aulas-espetáculo ministradas por mestres e mestras renomados do país, o projeto Brasilidades – As Ciências Populares – recebe uma influente representante da cultura indígena brasileira. Geni Núñez, ativista Guarani, psicóloga, doutora e escritora, alcançou milhares de seguidores com a página Geni Papos (@genipapos), espaço onde divulga conteúdos autorais, questionando a monocultura e a colonização dos afetos, entre tantos outros temas relevantes.
Geni, convidada do segundo encontro, recentemente lançou o livro “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar”. A ativista vai conduzir os candangos em uma potente troca de saberes modernos e ancestrais.
“Como o tema do projeto é Brasilidades, eu irei compartilhar um pouco sobre algumas perspectivas indígenas acerca de noções como tempo, território, fronteira e limites. Para além de denunciar as colonialidades envolvidas neste processo, irei também falar sobre outras perspectivas contracoloniais, como as iniciativas que apostam no reflorestamento do imaginário e no reflorestamento do tempo. Será uma maneira de eu homenagear nosso amado Mestre Bispo e espero poder fazer isso também por meio da poesia”, comenta Núñez.
Realizada no Centro Tradicional de Invenção Cultural (CTIC), terreiro do Grupo Seu Estrelo e Fuá do Terreiro, que acaba de ganhar o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do DF, a aula-espetáculo acontece no próximo sábado, 20/04, às 17h. A atividade é gratuita, mas sujeita à lotação. De acordo com a organização do evento, cadeirinhas e bancos são bem-vindos.
O projeto, que começou em março, com a aula-espetáculo de Mestre Tico Magalhães, promove encontros até junho deste ano. Até lá, importantes mestres e pensadores da cultura popular brasileira, como Luiz Antônio Simas e Mestre Manoelzinho Salustiano participam do Brasilidades.
As atividades serão seguidas de rodas de conversas que contarão com estudiosos da cultura, brincantes e gestores públicos, proporcionando uma rica troca de saberes e fazeres com o público presente.
20/abril (sábado), às 17h, com Geni Núñez: ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) e mestrado em Psicologia Social. É autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” e do livro infantil “Jaxy Jatere, o saci Guarani”. A voz de Geni ecoa a sabedoria ancestral dos povos originários, oferecendo um olhar profundo e sensível sobre a cultura popular.
1º/junho (sábado), às 17h, com Luiz Antônio Simas: professor, escritor, compositor e palestrante. Reconhecido com dois prêmios Jabuti. Fala e escreve sobre brasilidades abordando temas como festas, carnavais, religiosidades e culturas das ruas.
14/junho (sexta-feira), às 19h, com Mestre Manoelzinho Salustiano: Doutor Honoris Causa em Cultura Popular pela UPE, filho do lendário Mestre Salustiano, Manoelzinho carrega consigo o legado de uma vida dedicada à preservação das tradições populares.
Além das aulas-espetáculo, o projeto também abre suas portas para escolas públicas, convidando crianças e jovens a vivenciarem o encanto da cultura popular no Centro Tradicional de Invenção Cultural. Essas visitas não apenas proporcionam preciosos momentos de educação patrimonial, por meio de atividades lúdicas, mas também ajudam a preservar e valorizar as tradições do cerrado, garantindo que as futuras gerações possam se conectar com suas raízes de forma autêntica e inspiradora. O projeto, realizado pelo Centro de Invenção e pelo Instituto Rosa dos Ventos, possui fomento do Ministério da Cultura.
Brasilidades – As Ciências Populares. Data: abril e junho. Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural — Setor de Embaixadas, 813 Sul, Asa Sul. Entrada livre: sujeita a lotação. Rede Social: www.instagram.com/seuestrelo/ e www.instagram.com/centrodeinvencao/.
Cine Brasília atrai público no recesso da Semana Santa com sessões gratuitas e homenagem à atriz e educadora Dulcina de Moraes
Manhã de segunda-feira (21) terá atividades de saúde, bem-estar e lazer
Dia oficial do aniversário de Brasília terá ainda apresentações dos artistas locais BenzaDeus e Adriana Samartini; pela manhã, Eli Soares comanda uma celebração gospel
Origem do Teatro Lambe-Lambe é contada em livro produzido em Brasília com fomento do GDF A obra foi criada pelo grupo As Caixeiras Cia de Bonecas a partir da inquietação sobre a história da arte lambe-lambeira no Brasil; a obra será lançada oficialmente na terça-feira (22) no Teatro dos Bancários