CULTURA

Projeto Kombo Arte Afro ocupará região do Itapoã

2 de fevereiro, 2025

Levar oficinas de capoeira, artesanato e percussão para estudantes, jovens e crianças do Distrito Federal. Em sua 4ª edição, o projeto Kombo Arte Afro ocupará a região do Itapoã com oficinais culturais que visam a valorização da cultura afro-brasileira por meio do resgate do valor da herança cultural associado à música, à dança e à …

Levar oficinas de capoeira, artesanato e percussão para estudantes, jovens e crianças do Distrito Federal. Em sua 4ª edição, o projeto Kombo Arte Afro ocupará a região do Itapoã com oficinais culturais que visam a valorização da cultura afro-brasileira por meio do resgate do valor da herança cultural associado à música, à dança e à arte em geral.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC-DF, a iniciativa terá início nesta quarta-feira, 7 de junho. Serão cinco meses de duração com aulas sempre às quartas, das 8h às 12h, na quadra 378, conj. Q, lote 5 – Del Lago II, Itapoã. Público alvo: Crianças e jovens de 7 a 17 anos. Gratuito.

Nesta edição, o projeto tem a parceria da Escola Classe 1 do Itapoã que indicará alunos para participar no contra-turno das aulas. Para maiores informações sobre as vagas ainda disponíveis deve-se mandar e-mail para [email protected] com o assunto: Quero participar da 4ª edição do Kombo Arte Afro.

Iniciativa terá duração
de 5 meses e será gratuita – Foto: Luciana Vecchi

Oficinas

À frente da iniciativa, o diretor artístico Celio Zidorio, conhecido como Celin du Batuk, será o oficineiro de percussão. As aulas perpassarão pelo samba-reggae e suas variações, pela introdução ao ritmo Ijexá, ainda aulas de ritmos como xote, exploração de sons tirados de instrumentos de percussão convencionais e alternativos, dentre outros.

No curso de artesanato, a arte-educadora Rosangela Rodrigues da Silva ensinará a confecção de colares com papel de revista e de caixa de utilidades com pinturas de formas geométricas africanas. Ainda, produção de máscara africana, pintura em sucata, boneca decorativa, entre outras atividades artesanais dento da temática africana.

Na capoeira, o professor Paulo Roberto Simpatia comparecerá com aulas de ginga e esquiva, apresentação dos instrumentos musicais da capoeira, aulas de golpes rodados e diretos, além dos principais movimentos no jogo da capoeira.

Serviço

Projeto Kombo Arte Afro ocupará região do Itapoã
Início: 7 de junho, quarta-feira / Datas/duração das oficinas: Todas as quartas-feiras, das 8h às 12h (5 meses) / Local: Quadra 378, conj. Q, lote 5 – Del Lago II, ao lado da igreja Don Orione – Itapoã. / Público alvo: Crianças e jovens de 7 a 17 anos / Gratuito / Informações e inscrições: [email protected]

Artigos Relacionados