Projeto leva serviços gratuitos para a população de Água Quente
21 de agosto, 2025
| Por: Agência Brasília
Entre os serviços disponíveis estarão a emissão de documentos e atualização da carteira de vacinação
No próximo sábado (23), a comunidade de Água Quente será contemplada com mais uma edição da Ação Comunitária, iniciativa da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF) que leva serviços essenciais, atividades culturais e de promoção da cidadania diretamente aos moradores. O evento será realizado das 8h às 13h, no estacionamento em frente à administração regional.
O evento conta com atividades para o bem-estar da comunidade de Água Quente | Foto: Divulgação/Seac-DF
A ação contará com uma ampla rede de atendimentos gratuitos, reunindo diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Entre os serviços disponíveis estarão a emissão de documentos, pela Polícia Civil, orientação e assistência jurídica com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), atualização da carteira de vacinação e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) pela Secretaria de Saúde. Haverá, ainda, aferição de glicemia e pressão arterial, acupuntura, atividades de autocuidado, além da entrega de kits de higiene bucal.
A programação também vai oferecer atividades culturais e recreativas, como teatro infantil, oficinas lúdicas e apresentações de fit dance. A Agência do Trabalhador Itinerante estará presente com serviços voltados à empregabilidade, incluindo vagas de emprego, emissão da CTPS digital, seguro-desemprego, orientação profissional, inscrições em cursos e informações sobre o programa Prospera (microcrédito).
Desde sua criação, a Ação Comunitária já registrou mais de 1.500 atendimentos nas regiões administrativas por onde passou, reforçando o papel de ferramenta de inclusão social e de fortalecimento dos laços comunitários.
“Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso rápido e gratuito a serviços fundamentais. A Ação Comunitária representa um esforço conjunto para levar cidadania, saúde e acolhimento a cada região do DF”, afirma a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz.
A realização conta com o apoio de órgãos, como a a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Administração Regional de Água Quente, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) e o Conselho Tutelar, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), que juntos contribuem para a estruturação e o atendimento ao público.