BRASÍLIA

Projeto oferece serviços gratuitos a homens em situação de vulnerabilidade

13 de outubro, 2025 | Por: Agência Brasília

A 13ª edição do evento ocorre nesta quarta-feira (15/10), das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), na Esplanada dos Ministérios

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) chega à 13ª edição, nesta quarta-feira (15). O evento, voltado para o atendimento de homens em situação de vulnerabilidade, será realizado das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), na Esplanada dos Ministérios.

Ao longo da iniciativa, a DPDF oferece uma gama de serviços à população em situação de vulnerabilidade ao lado de entidades parceiras, como atendimento jurídico gratuito, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de assistência social, serviços de saúde, corte de cabelo, encaminhamento profissional e distribuição de lanches. A ação é reconhecida pela oferta integrada de serviços essenciais, promovendo não apenas a resolução de conflitos, mas também o fortalecimento da cidadania e da autoestima dos participantes.

Iniciativa, voltada para o atendimento de homens em situação de vulnerabilidade, será realizada das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios | Foto: Divulgação/DPDF

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a Quarta do Cidadão é uma forma de aproximar a instituição da população que mais precisa. “Nosso compromisso é garantir o acesso à Justiça e a dignidade, especialmente para aqueles que enfrentam situações de vulnerabilidade. Mais do que prestar serviços, esse projeto reafirma o papel da Defensoria Pública como instrumento de inclusão social”, defendeu.

O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da Quarta do Cidadão, Celso Murilo de Britto, explica que a iniciativa reúne, em um só lugar, diversos serviços que fazem diferença real no dia a dia das pessoas. “O projeto é fruto de uma grande rede de solidariedade e compromisso. Cada parceiro envolvido ajuda a tornar o evento mais completo e efetivo para quem busca apoio e orientação”, destacou.

Para a defensora pública e chefe do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, Patrícia Albuquerque Tavares, a assistência jurídica gratuita devolve às pessoas o direito de serem ouvidas e respeitadas. “É um passo importante para reconstruir a confiança no Sistema de Justiça. Criamos aqui um espaço de escuta e acolhimento. Cada orientação oferecida contribui para o fortalecimento da cidadania e o resgate da autoestima de quem busca ajuda”, finalizou.

Serviços oferecidos

Defensoria Pública do Distrito Federal

– Assistência jurídica;
– Atendimento psicossocial (Suap);
– Exames de DNA gratuitos.

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)

– Serviços do Na Hora.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES)

– Vacinação.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet)

– Vagas de emprego;
– Cesta do Trabalhador;
– Atendimento ao empregador;
– CTPS Digital;
– Inscrições e orientações para cursos ofertados pela Sedet-DF;
– Programa PROSPERA (Microcrédito);
– Orientação profissional.

Secretaria de Turismo do DF

– Emissão de carteiras de artesãos e manualistas.

Polícia Civil do Distrito Federal

– Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) senhas limitadas

– Serviços do Cras.

Detran-DF

– Conscientização/Educação no trânsito;
– Regularização de documentos;
– Outros serviços.

Caesb

– Distribuição de água potável para a população.

Sesc

– Van Saúde do Homem;
– Consultas de enfermagem;
– Testes rápidos.

Neoenergia

– Esclarecimento de dúvidas;
– Solicitação de serviços.

Escola de Barbeiros Roberto Ramos

– Corte de cabelo;
– Barba.

Instituto Diabetes Brasil

– Orientação sobre diabetes;
– Realização de testes de glicemia.

Caixa Econômica Federal

– Desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS;
– Emissão de boletos, cartão social, conta corrente e poupança;
– Consulta ao PIS e ao FGTS;
– Renegociação de dívidas.

Instituto de Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide) – Projeto Visão para Todos

– Serviços oftalmológicos.

Defensoria Pública da União (DPU)

– Auxílios do Governo Federal: INSS, BPC, LOAS.

*Com informações da Defensoria Pública do DF

Artigos Relacionados