
Gama recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta quarta (10)
Abordagem está prevista para passar por dez pontos na região administrativa
Iniciativa busca fortalecer o cuidado com a saúde mental, em meio à campanha Setembro Amarelo
A Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac-DF) realiza neste sábado (13), das 9h às 13h, mais uma edição do Cuide-se+, iniciativa gratuita voltada ao bem-estar. A ação ocorre no Parque da Cidade, ao lado da administração, e integra a campanha Setembro Amarelo, reforçando o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a saúde mental da população.
Dados da Previdência Social apontam que, em 2024, o DF registrou 14.771 licenças médicas por transtornos mentais, sendo 5.380 por ansiedade e 4.727 por depressão, entre outros diagnósticos. Somente no primeiro semestre de 2025 já foram contabilizadas 7.176 licenças, das quais 2.555 por ansiedade e 2.338 por depressão. Os números evidenciam a relevância de iniciativas de cuidado e prevenção em saúde mental.
A programação do Cuide-se+ inclui reiki, auriculoterapia, yoga, automassagem, meditação, massoterapia, massagem capilar, limpeza de pele e reflexologia, além de atividades de autocuidado e acolhimento infantil.
Também estarão disponíveis serviços de vacinação, com atualização do calendário básico, e testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV.
“O Cuide-se+ é uma oportunidade para que a comunidade tenha contato com práticas de saúde integrativas e preventivas, que ajudam a reduzir o estresse, fortalecer vínculos sociais e promover o bem-estar coletivo”, destacou a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz.
A iniciativa conta com o apoio da Administração Regional do Plano Piloto, da Secretaria de Saúde (SES-DF), da Caesb e do Instituto Brasília Ambiental. As atividades do Cuide-se+, que são gratuitas e abertas a todas as idades.
*Com informações da Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF)
Abordagem está prevista para passar por dez pontos na região administrativa
Programa Igreja Legal já regularizou 554 imóveis desde 2019, garantindo segurança jurídica a templos religiosos e instituições de assistência social
Unidade vai produzir mosquitos Aedes aegypti inoculados com a bactéria Wolbachia, inofensiva ao ser humano e capaz de impedir a multiplicação dos vírus; eles serão liberados em dez regiões administrativas, impactando mais de 700 mil pessoas
Serviços gratuitos estarão disponíveis no estacionamento do Boulevard Shopping, das 16h às 22h