Brasília Agora


EDUCAÇÃO

Projeto oferece sessões de cinema gratuitas para estudantes de todo o DF

17 de junho, 2022

A Escola Vai Ao Cinema – Uma Aula de Cinema está com inscrições abertas para sua 1ª edição. Até o dia 15 de julho, os […]

Projeto oferece sessões de cinema gratuitas para estudantes de todo o DF
A Escola Vai Ao Cinema objetiva o acesso aos alunos à 7ª arte

A Escola Vai Ao Cinema – Uma Aula de Cinema está com inscrições abertas para sua 1ª edição. Até o dia 15 de julho, os coordenadores e diretores das escolas públicas do Distrito Federal podem se inscrever através do site: www.cinecultura.com.br/a-escola-vai-ao-cinema. São 5 mil vagas para estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As sessões acontecem nos três turnos, manhã, tarde e noite, no Cine Cultura Liberty Mall, e a programação é dividida por faixa etária. Os participantes também recebem, gtrátis, o transporte, pipoca, suco, lanche e água.
A Escola Vai Ao Cinema tem como objetivo proporcionar aos estudantes de baixa renda o acesso à sétima arte. As escolas selecionadas devem formar grupos de 90 alunos da mesma faixa etária: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e a partir de 13 anos.

Para muitos, essa é a primeira oportunidade para ver um filme na telona, pois das 33 regiões administrativas do Distrito Federal, apenas sete possuem salas de cinema. “A carência de espaços, a dificuldade de transporte e o encarecimento do programa causam a exclusão da maioria da população local, principalmente das regiões mais carentes. Precisamos entender que a cultura é reconhecida como mediadora do desenvolvimento social e seu acesso está assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, todas as pessoas devem ter o acesso à cultura garantido”, explica Cléria Costa, coordenadora pedagógica do projeto.

As inscrições estão disponíveis para escolas de Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará I, Guará II, Itapoã, Jardim Botânico, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I e II, Taguatinga, Varjão, Vicente Pires, Sol Nascente, SCIA/ Estrutural e Plano Piloto.