BRASÍLIA

Projeto promove saúde mental e bem-estar por meio de terapias integrativas no DF 

1 de agosto, 2025 | Por: Agência Brasília

Portaria publicada no DODF de quinta (31) regulamenta a iniciativa, que oferece atendimentos à população em parques ecológicos

Portaria publicada no DODF desta quinta (31) regulamenta o projeto Cuide-se +, que oferece práticas como reiki, auriculoterapia e yoga | Foto: Divulgação/Seac-DF

O projeto Cuide-se +, instituído pela Portaria nº 123, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (31) e desenvolvido pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac), tem como foco a promoção da saúde mental, do bem-estar e do fortalecimento comunitário por meio de práticas integrativas e complementares de saúde.  

A partir da nova regulamentação, a Seac está autorizada a firmar parcerias com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e instituições privadas, com o objetivo de ampliar o alcance, a sustentabilidade e a efetividade do projeto em todo o território do DF.    

Criado em outubro de 2023, o Cuide-se + já prestou mais de quatro mil atendimentos em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. As ações são itinerantes, promovendo o acesso da população a terapias integrativas de forma gratuita, acessível e acolhedora, em parques ecológicos do DF.  

O projeto visa a facilitar o acesso a práticas integrativas e complementares, estimular hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde mental, criar espaços de escuta qualificada e acolhimento, promover a integração social e o fortalecimento comunitário, além de ocupar de forma consciente os espaços públicos, promovendo o bem-estar coletivo.   

Entre as práticas oferecidas estão reiki, auriculoterapia, yoga, automassagem, técnicas de redução de estresse (TRE) e orientações sobre uso terapêutico de plantas medicinais. Essas atividades são conduzidas por profissionais capacitados, com o objetivo de incentivar o autocuidado, a prevenção de doenças e a construção de redes de apoio social.   

A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, reforça o papel transformador da iniciativa: “Estamos promovendo esta ação para aproximar as pessoas de práticas que fortalecem tanto o indivíduo quanto a comunidade”.   

*Com informações da Seac-DF

Artigos Relacionados