
Guará recebe nesta sexta (13) ação de acolhimento da população em situação de rua
Abordagem está prevista para passar por cinco pontos na região administrativa

Portaria publicada no DODF de quinta (31) regulamenta a iniciativa, que oferece atendimentos à população em parques ecológicos
O projeto Cuide-se +, instituído pela Portaria nº 123, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (31) e desenvolvido pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac), tem como foco a promoção da saúde mental, do bem-estar e do fortalecimento comunitário por meio de práticas integrativas e complementares de saúde.
A partir da nova regulamentação, a Seac está autorizada a firmar parcerias com órgãos públicos, organizações da sociedade civil e instituições privadas, com o objetivo de ampliar o alcance, a sustentabilidade e a efetividade do projeto em todo o território do DF.
Criado em outubro de 2023, o Cuide-se + já prestou mais de quatro mil atendimentos em diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. As ações são itinerantes, promovendo o acesso da população a terapias integrativas de forma gratuita, acessível e acolhedora, em parques ecológicos do DF.
O projeto visa a facilitar o acesso a práticas integrativas e complementares, estimular hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde mental, criar espaços de escuta qualificada e acolhimento, promover a integração social e o fortalecimento comunitário, além de ocupar de forma consciente os espaços públicos, promovendo o bem-estar coletivo.
Entre as práticas oferecidas estão reiki, auriculoterapia, yoga, automassagem, técnicas de redução de estresse (TRE) e orientações sobre uso terapêutico de plantas medicinais. Essas atividades são conduzidas por profissionais capacitados, com o objetivo de incentivar o autocuidado, a prevenção de doenças e a construção de redes de apoio social.
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, reforça o papel transformador da iniciativa: “Estamos promovendo esta ação para aproximar as pessoas de práticas que fortalecem tanto o indivíduo quanto a comunidade”.
*Com informações da Seac-DF

Abordagem está prevista para passar por cinco pontos na região administrativa

Termo de colaboração fortalece unidades do Centro de Referência da Mulher Brasileira no DF, com previsão de aproximadamente 70 mil atendimentos ao longo de um ano

Iniciativa nas Asas Sul e Norte fortalece o diálogo com moradores, detalha fluxos de acolhimento e reinserção social e amplia canais para indicação e abordagem de pessoas em situação de rua e/ou com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas

Além da gratuidade, haverá reforço de frota para quem for aproveitar os blocos
