Acidentes com animais peçonhentos aumentam quase 12% no Distrito Federal, em 2024
15 de janeiro, 2025Primeira semana de 2025 já registra 52 notificações, sendo 85% causadas por escorpiões
Extrato contratual foi publicado nesta sexta-feira (13). Crianças e adolescentes vão passar por triagem, consulta e receber óculos
Com o objetivo de oferecer uma vida mais saudável e com mais qualidade para as crianças do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Educação (SEE-DF) e o Instituto Elisedape, vão dar início ao projeto Em um Piscar de Olhos. O extrato do contrato foi publicado nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Prevista para o início de 2025, quando o ano letivo nas escolas públicas começar, a iniciativa irá realizar triagem e consulta oftalmológica, entregando também óculos gratuitos aos alunos da rede pública.
A expectativa é de que o projeto atenda aproximadamente 140 escolas cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE), quase 54 mil estudantes. A primeira etapa começa no colégio, onde é realizada a triagem de forma rápida, sem dilatar a pupila. Depois, o aluno é encaminhado para uma consulta oftalmológica e no mesmo dia é escolhida a armação. Em até 60 dias, os óculos são entregues.
Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o projeto tem forte importância, uma vez que problemas de visão impactam diretamente no aprendizado e na qualidade de vida das crianças e adolescentes. “Este é o terceiro projeto que estamos participando para levar assistência e saúde para mais perto do cidadão. No início do próximo ano, também teremos mais dois, que serão voltados para a saúde bucal. Esse programa foi criado para reforçar a assistência à população, aproximando-se dos locais de maior vulnerabilidade ”, afirmou.
O Em um Piscar de Olhos já atendeu estudantes em seis estados – Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Amapá, Roraima e Rondônia – além do Distrito Federal. Ao todo, mais de 100 mil alunos foram englobados, em que mais de 20 mil apresentaram algum problema de refração e 3 mil possuíam alguma doença que causa cegueira. Dos alunos convocados para os mutirões das consultas oftalmológicas, 86% não sabia possuir algum problema de visão.
O PSE foi lançado oficialmente no DF em 2009, após parceria dos Ministérios da Saúde e Educação, instituída em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A finalidade é contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Primeira semana de 2025 já registra 52 notificações, sendo 85% causadas por escorpiões
Programada para seguir até sexta-feira (17), operação passará por nove pontos
Versão atualizada do documento aprimora o atendimento prestado por profissionais da Secretaria de Justiça e Cidadania
Políticas públicas do GDF para este público foram reconhecidas pela melhoria e por bons exemplos de governança migratória