
Lei de Acesso à Informação fortalece a rede de transparência no DF
Semana LAI em Pauta — Diálogos pela Transparência reunirá representantes de órgãos distritais, de 22 a 26 de setembro
Os deputados distritais concluíram a apreciação de diversos projetos de lei durante a sessão remota desta quarta-feira (19). Entre os textos que estão prontos para serem encaminhados para o governador Ibaneis Rocha, alguns são da área da educação. É o caso do PL nº 473/19, que institui o Sistema de Bibliotecas Escolares no Distrito Federal. …
Continue reading “Projetos que beneficiam estudantes seguem para sanção do governador”
Os deputados distritais concluíram a apreciação de diversos projetos de lei durante a sessão remota desta quarta-feira (19). Entre os textos que estão prontos para serem encaminhados para o governador Ibaneis Rocha, alguns são da área da educação. É o caso do PL nº 473/19, que institui o Sistema de Bibliotecas Escolares no Distrito Federal.
A proposta pretende integrar as bibliotecas da rede pública de ensino e demais órgãos da Secretaria de Educação. O projeto define como biblioteca escolar “coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados a consulta, pesquisa, estudo ou leitura”. Segundo o autor, deputado João Cardoso (Avante), as bibliotecas são indispensáveis para a formação do indivíduo, e o acesso aos estudantes deve ser facilitado.
Outro projeto que deve beneficiar, diretamente, os estudantes do Distrito Federal é o PL nº 1.001/20, do deputado Roosevelt Vilela (PSB). O texto altera a legislação que instituiu a meia-entrada para os alunos das escolas públicas e particulares. Pela proposta, a lei passará a considerar a opção de emissão de carteiras estudantis tanto físicas como digitais. A emissão, de acordo o projeto, poderá ser feita pelo GDF por meio de parceria com entidades públicas ou privadas, vedada qualquer cobrança.
Segundo Vilela, a opção digital já foi objeto da Medida Provisória nº 895/19 do governo federal, mas acabou não virando lei. A aprovação da matéria nesta tarde foi elogiada por vários parlamentares. “Quando eu era líder do movimento estudantil, essa já era uma luta. Vai facilitar muito o acesso ao direito à meia-entrada”, comemorou Delmasso (Republicanos).
Controle social do Fundeb
Os distritais também concluíram a votação do projeto de lei complementar nº 51/20, que altera a legislação que dispõe sobre o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do Distrito Federal (Lei Complementar nº 793/08). O texto, de autoria do Executivo, foi acatado com uma emenda do presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Casa, deputado Jorge Vianna (Podemos), de forma a incluir dois representantes do Legislativo local na composição do conselho: um servidor indicado pela CESC e outro pela Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle.
Transparência em concursos públicos
A Casa também aprovou, em segundo turno e redação final, o PL nº 677/19, da deputada Arlete Sampaio (PT). O projeto altera a Lei dos Concursos do DF (Lei nº 4.949/12), de forma a obrigar a entidade ou o órgão responsável pelo certame a publicar a relação integral dos inscritos em cada
Semana LAI em Pauta — Diálogos pela Transparência reunirá representantes de órgãos distritais, de 22 a 26 de setembro
Abordagem está prevista para passar por três pontos da região administrativa
Projeto de expansão da CEB IPes leva braços e luminárias a áreas que antes não eram contempladas
Público vai poder retirar as entradas no local até amanhã (17). Evento será neste sábado, dia 20, no Taguaparque, com shows de Eduardo Costa, Edson e Hudson, Lia Almeida e muito mais