
Câmara aprova projeto que permite ao governo ampliar gastos com defesa nacional
Texto será enviado à sanção presidencial

A proposta, que partiu do Executivo, estende o prazo para as adequações previstas em lei

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Na terça-feira (17/6), os deputados distritais aprovaram o projeto de lei complementar nº 74/2025, que altera a regulamentação dos chamados “puxadinhos” – áreas públicas ocupadas por estabelecimentos comerciais – na Asa Sul. A proposta, que partiu do Executivo, estende o prazo para as adequações previstas em lei (LC nº 998/2022).
A primeira alteração alcança os proprietários das unidades imobiliárias que tenham edificado em área pública de forma diversa do estabelecido. A legislação atual confere o prazo de um ano para a demolição. O novo texto fixa até cinco anos.
Outra mudança diz respeito aos puxadinhos que ainda não deram início ao processo de regularização da ocupação junto ao órgão gestor do planejamento urbano e territorial do Distrito Federal. O prazo previsto em lei, atualmente, é de 90 dias. Com o texto aprovado hoje, o limite passa a ser de até quatro anos.
“A extensão do prazo proporcionará maior segurança jurídica tanto para os empreendedores quanto para o Poder Público, permitindo que os projetos sejam concluídos com a conformidade exigida pela legislação”, argumenta o governo do DF, na mensagem que acompanha a proposta.
Aprovado em dois turnos e redação final, o PLC retorna ao Executivo. Apenas depois de sancionada e publicada, a norma terá validade.
Denise Caputo – Agência CLDF

Texto será enviado à sanção presidencial

Na solicitação, o deputado sugere que o benefício seja condicionado ao cadastro dos profissionais junto ao Detran-DF e ao cumprimento de requisitos de boa conduta no trânsito

A iniciativa é da deputada Paula Belmonte

Ministro esteve no Rio e visitou Centro de Comando
