Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
>> Selo Candango Contos que emergem do interior de cada um Composto por 13 contos, distintos entre si, mas que guardam como elemento comum a questão da alteridade, o livro “Do Incisivo ao Canino”, de autoria de Bert Jr (foto) e editado pela Ed. Versiprosa, foi lançado esta semana, na Livraria Circulares (113 Norte), com …
>> Selo Candango
Composto por 13 contos, distintos entre si, mas que guardam como elemento comum a questão da alteridade, o livro “Do Incisivo ao Canino”, de autoria de Bert Jr (foto) e editado pela Ed. Versiprosa, foi lançado esta semana, na Livraria Circulares (113 Norte), com organização de Ângela Brito.
Na visão do autor, a proposta foi explorar a relação com o outro, “que pode ser tanto o interlocutor externo quanto o outro que emerge do próprio interior de cada um”.
Voltado para o público adulto, que tem interesse por histórias divertidas, a obra provoca reflexões, com narrativas que variam do poético ao humorístico. “Trata-se de um livro de contos, que utilizam diferentes graus e formas de humor para abordar o complexo tema das relações interpessoais na sociedade contemporânea”, afirma.
Além de Brasília, o livro “Do Incisivo ao Canino” – cujas fotos são assinadas pelo fotógrafo Pedro Moita – será lançado em Porto Alegre (26/06, às 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana) e em São Paulo (02/07, às 19h, na livraria e bar Patuscada; e 04/07, às 19h, na Bienal do Livro, estande da editora Loyola).
___________
>> ligeirinhas
O empresário José Aparecido Freire (foto), tomou posse nesta terça-feira (21), durante cerimônia oficial realizada no Dúnia City Hall. O evento também marcou a diplomação da nova diretoria e reuniu presidentes dos 28 sindicatos que compõem a entidade. Muito prestigiado, o evento contou a participação de diversas autoridades e representantes do setor produtivo, incluindo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros; além de diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. O mandato da nova gestão segue até 2026.
Começar um negócio e, paralelamente, conseguir investimento e reconhecimento de grandes empresas não é algo fácil. A concorrência é enorme e muitas vezes leva os empreendedores a desistirem do seu negócio ou os força a procurar outros meios para financiar o seu projeto. Foi pensando nisso que o coworking Impact Hub Brasília – que faz parte de uma rede global que conecta pessoas a causas de impacto – lança a Campanha de Crowdfunding ‘’Apoie Empreendedores de Impacto’’. O objetivo da campanha é permitir que empreendedores sociais que não têm condições financeiras usem o espaço do Impact Hub Brasília para trabalhar e façam parte da rede para escalar seu negócio de impacto.
“Evolução: o amanhã já começou” é o tema do 34º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília. Em formato híbrido, entre os dias 10 e 11 de agosto, um dos mais importantes eventos do setor de alimentação fora do lar no país irá reunir empresários do segmento, profissionais de bares e restaurantes, além de líderes políticos e empresariais entusiastas da gastronomia e turismo.
___________
>> na lata
Os números falam por si: mais de dez mil homens atendidos na unidade masculina desde 2000, quando foi criada; e mais de 200 mulheres, na unidade feminina, cuja estrutura nasceu em junho de 2020. Este é balanço do trabalho realizado, no Distrito Federal, pela Salve a Si, ONG genuinamente brasiliense, que atua com população em alto grau de vulnerabilidade social. À frente da instituição está Henrique França (foto), de 47 anos. Especialista no tratamento da dependência química e alcoolismo, ele é, ainda, professor docente, conselheiro da Federação Latino Americana de Comunidades Terapêuticas, expositor espírita e palestrante especializado em prevenção primária e secundária ao uso e abuso de drogas. Ao Quadradinho, França concedeu esta entrevista, que é pura inspiração:
Como começou o trabalho da Salve a Si?
Demos início aos nossos trabalhos em agosto de 2000. Somos uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, nos moldes de Comunidade Terapêutica. Atendemos a população em vulnerabilidade social agravante (situação de rua com dependência química) por razão do uso, abuso e/ou dependência de substância psicoativa.
Como fazem este trabalho acontecer?
O tratamento é um processo terapêutico de recuperação, pautado pela construção de um novo modo de vida sem o uso das drogas, lícitas ou não, que passa pela reabilitação física e psicológica do indivíduo, sua conscientização sobre a dependência química e o desenvolvimento de estratégias para manutenção da abstinência. São características de nossa comunidade terapêutica a realização de atividades laborais, visando o desenvolvimento da autonomia, organização e responsabilidade, assim como também as atividades de espiritualidade ecumênica, que auxiliem a acolhida, na busca do seu equilíbrio emocional.
Como funciona, na prática?
O acolhimento é em caráter residencial e transitório, com a duração de seis a doze meses, com capacitação profissional aos acolhidos (as) com projeto próprio de reinserção social e retomada de vida social com prevenção a recaída, dando aos(as) acolhidos(as) o máximo de subsídios para viver com autonomia longe das drogas, crime e violência, buscando restaurar a família, simultaneamente, durante todo o processo.
Onde funciona?
Hoje, atuamos com duas unidades: a masculina, instalada na Cidade Ocidental-GO, com capacidade para 120 acolhidos; e a feminina (que denominamos Salve a Si – Casa Maria de Magdala), na região de São Sebastião, com capacidade para 40 mulheres (o que inclui gestantes, lactantes com crianças até três anos e trans).
Por que é importante acreditar no ser humano e oportunizar novas possibilidades a ele?
Somos seres em evolução constante. Por isso, é importante depurarmos nossas más inclinações em luzes por meio da busca de virtudes morais. Portanto, fazer isso auxiliando o próximo através da caridade é a verdadeira missão de todos, amplamente ensinada por Cristo.
Como faz para ajudar?
Seja um voluntário, doe tempo, amor ou recurso financeiro.
___________
IN
O setor de shopping centers registrou a 13ª alta mensal consecutiva ao atingir uma elevação de 81,5% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em levantamento do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce). Em termos reais, quando descontada a inflação, o crescimento foi de 61,8%.
OUT
Relatório realizado pelo Wimoveis dá conta de que, em maio, o preço médio do aluguel em Brasília fechou em R$ 2.820, subindo 0,9% no mês, acumulando sete meses consecutivos de aumento.
___________
Sempre tive muita dificuldade de falar de mim, mas o meu amigo Pedro Bial e sua equipe fizeram uma grande imersão, conversaram com muitas pessoas que sempre estiveram ao meu lado e conseguiram captar a essência de todo o caminho que percorri.
Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, ao lançar a obra “Luiza Helena – Mulher do Brasil”, publicada pela editora Gente e escrita pelo jornalista e apresentador Pedro Bial.
Flávio Resende
[email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.