Brasília Agora
Brasília Agora


COLUNAS

QUADRADINHO

8 de julho, 2022

>> Selo Candango Trust 2022 traz proposta desruptiva para a experiência com a gastronomia intimista A cena cultural e gastronômica de Brasília não para! E […]

QUADRADINHO

>> Selo Candango

Trust 2022 traz proposta desruptiva para a experiência com a gastronomia intimista

A cena cultural e gastronômica de Brasília não para! E tem gente que passa um ano inteiro planejando projetos nesta área para surpreender o brasiliense. Um exemplo disso é a Invento Produções Inovadoras, dos empresários Ygor Brito e Maurício Rodrigues (foto), que lança nesta semana a terceira edição do Trust Brasília, conceito pioneiro no Brasil de restaurantes em cabines seguras, criado no auge da pandemia, como solução para cumprir as necessidades de restrição social. O sucesso foi tamanho, que a produtora decidiu apostar no conceito de “gastronomia intimista” para atrair o público. O local escolhido, desta vez, foi o Clube Almirante Alexandrino, próximo da Vila Planalto, no Setor de Clubes e Esportivo Norte. As reservas já podem ser realizadas por meio da Bilheteria Digital, cujo link também está disponível no linktree da página do restaurante. Com abertura oficial para o público em geral a partir de hoje, a novidade também segue para terras goianas, com o Trust Goiânia, cuja estreia deve ocorrer ainda neste mês.
Maurício Rodrigues, um dos sócios do projeto, conta sobre como o sucesso do Trust ecoou nos quatro cantos do Distrito Federal e, por isso, retorna aos holofotes: “de boca em boca, literalmente, caímos nas graças do público. Eu imaginava que a repercussão seria grande, mas me impressionou. Foi muito maior do que eu imaginava. Por isso, decidimos apostar na ampliação do Trust, não só repetindo a dose em Brasília, mas abrindo uma versão em Goiânia”. Informações: https://www.instagram.com/trustbsb/

>> na lata

Brasília lança coalizão pelo impacto

Um time do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), de São Paulo, esteve esta semana em Brasília para o lançamento da Coalizão pelo Impacto – programa que busca fortalecer o campo dos investimentos e negócios de impacto nas cinco regiões do Brasil,. À frente da iniciativa está a gerente executiva do ICE e gestora nacional do projeto, Fernanda Bombardi (foto), que conversou um pouco com a coluna Quadradinho para explicar um pouco do que vem por aí. Confira:

Como nasceu a Coalizão pelo Impacto?
O campo dos investimentos e negócios de impacto é relativamente recente no Brasil. Importantes avanços foram feitos entre 2010 e 2020. Em 2020, a Aliança pelo Impacto fez um grande diagnóstico para identificar quais eram os principais desafios que precisariam ser priorizados para avanço do campo. A partir deste grande diagnóstico, foram construídas nove recomendações para avanço do campo no ciclo 2021-2025. E ficou evidente a necessidade de fortalecermos este campo de forma regional, com uma visão mais local. Além disso, também ficou claro que precisávamos colocar nossa energia no fortalecimento das organizações dinamizadoras, ou seja, das organizações que prestam algum tipo de suporte do empreendedor. Então a coalizão nasce justamente com este propósito: de fortalecer o campo dos investimentos e negócios de impacto nas cinco regiões do Brasil, priorizando, para isso, seis cidades, que são entendidas como pólos em cada uma das regiões. Esta é uma iniciativa que tem como parceiros correalizadores o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial, o Instituto Humanize, Instituto Helda Gerdau e a Somos Um. Conta também como parceiros estratégicos com Cosan, FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil

Qual a proposta de vocês?
Nosso objetivo é fortalecer a infraestrutura de suporte ao empreendedor de impacto, ou seja, aquele empreendedor que busca resolver um problema social e ambiental. O legado que queremos deixar são seis ecossistemas de apoio a negócios de impacto fortalecidos, com organizações preparadas para apoiar este empreendedor de impacto. Vamos trabalhar em sete dimensões: disponibilidade de recursos financeiros, atuação de organizações de impacto (incubadoras e aceleradoras), o fortalecimento da atuação de universidades nesta temática, a inclusão da lente de impacto na cultura empreendedora local, a articulação com o setor público, o engajamento de grandes empresas e o fortalecimento de organizações estruturantes. SERVIÇO: Site www.ice.org.br – Redes Sociais: ice.cidadaniaempresarial.

———

IN

Levantamento do Sinduscon-DF revela que o mercado imobiliário do DF registrou desempenho positivo no mês de maio e alcançou o maior volume de unidades ofertadas para esse período. Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas mostram que estão colocadas à venda 5.026 unidades residenciais novas, 7,2% a mais que o registrado em maio de 2021. O indicador alcançou 8,5%, em um mês marcado por três lançamentos e a oferta de 732 unidades residenciais. A pesquisa também mostra expansão na comercialização, com a venda de 425 unidades no mês de maio, 8.4% a mais que o registrado em abril de 2022.

OUT

Esta semana, Brasília perdeu o Dr. Arnoldo Velloso da Costa, aos 92 anos, conhecido como Dr. Magnésio. Um dos maiores estudiosos da saúde integral do país, em especial dos benefícios do Magnésio Dimalato, ele era médico, pós-graduado na Alemanha, com estágios em Estocolmo e Suécia. Atendia, até então, pacientes em seu consultório em Brasília, realizando palestras e participando como conferencista em congressos no campo ortomolecular no Brasil e no exterior.

———

“Ação formativa de produção musical e produção audiovisual independente voltadas para o hip hop é a proposta do projeto ‘Hip Hop na Quebrada’, que vai acontecer de 13 de julho a 15 de agosto. Ao todo, serão ministradas quatro oficinas com mentorias de Produção Musical, Produção Audiovisual, Comunicação na Web e Direção Artística. A formação será gratuita, online, ao vivo e contará com legendas Closed Caption e acessibilidade em Libras.

Leonardo Monteiro, cineasta e idealizador do projeto “Hip Hop na quebrada”.

>> ligeirinhas

Fundado em 2008 em Brasília, o Grupo Med+, que atua nas áreas de serviços médicos de urgência e emergência, prevenção e combate a incêndio e gestão ambulatorial, acaba de completar 15 anos com crescimento de mais de 300%, de 2017 a 2021. Somente nos três primeiros meses de 2022, o número de profissionais na equipe mais que dobrou, passando de 900 para 2 mil colaboradores. A expansão foi acelerada a partir do contrato com a CCR Aeroportos para atuar em 15 aeroportos privatizados do país, totalizando 37 atendidos pela Med+, o que aumentou sua capilaridade.

Para os donos de bares, restaurantes e lanchonetes que desejam aprender mais sobre o ramo, amanhã, dia 9, acontece o evento Segredos do Delivery, com foco em estratégias para comerciantes melhorarem os números em relação às vendas para o serviço de entregas em domicílio. O workshop, que conta com a participação de Alexandre Geléia (foto) e João Barcelos, acontece na Febracis (SCRN 702/703), na Asa Norte, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

A 6ª Feira Itinerante de Cerâmica Autoral já tem data e local para acontecer: Castália Sul (CLS 304 Bloco B Lojas 02/04), no dia 16 de julho (sábado), das 9h às 18h. Com entrada franca, o evento é fruto de um movimento colaborativo com a participação de cerca de 20 ateliês, em sua maioria comandado por mulheres. Nesta edição participam 17 artesãos e artesãs. Informações: www.instagram.com/feiradeceramicaautoral.