Brasília Agora


COLUNAS

QUADRADINHO

12 de agosto, 2022

> Selo Candango Best-seller de não ficção, Rodrigo Alvarez lança novo livro no DF Na próxima terça-feira (16), o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez (foto) […]

QUADRADINHO

> Selo Candango

Best-seller de não ficção, Rodrigo Alvarez lança novo livro no DF

Na próxima terça-feira (16), o jornalista e escritor Rodrigo Alvarez (foto) lança em Brasília seu novo livro “O Candidato”. Best-seller com mais de um milhão de exemplares vendidos, Alvarez estará na Livraria Leitura, do ParkShopping, a partir das 19h, para autografar a obra publicada pela Citadel Editora. Em “O Candidato”, Alvarez apresenta uma crítica poderosa sobre o momento político atual e uma mensagem de esperança para o país. Seus personagens viscerais e autênticos fazem rir e chorar com a mesma intensidade.
Lançada pela Citadel Editora, a obra presta homenagem a grandes nomes das artes e jornalistas comprometidos com a democracia e outras personalidades que representam “o melhor do Brasil”.
O evento, gratuito e aberto ao público, representa a oportunidade de conhecer Alvarez de perto e ainda garantir uma cópia autografada do livro.
SERVIÇO: O que: Noite de autógrafos do livro “O Candidato” de Rodrigo Alvarez | Quando: 16/08 (terça), às 19h | Onde: Livraria Leitura Park Shopping – SAI/SO Área 6580, Guará, Brasília/DF | Quanto: Entrada gratuita.

___________

> na lata

Pesquisa traz perfil do profissional de advocacia no DF

Uma pesquisa inédita, realizada pelo Instituto Opinião, no mês em que se comemora o dia do advogado, por encomenda do advogado tributarista Jacques Veloso (foto), da Veloso de Melo Advogados – um dos maiores escritórios da área em Brasília -, mapeou a realidade do profissional de advocacia no Distrito Federal, nas fases de pandemia e pós-pandemia. Veloso conversou com a coluna para trazer as principais descobertas do levantamento. Confira:

Qual o objetivo desta pesquisa?
A ideia foi traçar o perfil dos escritórios e dos advogados que atuam no DF, com todos os desafios impostos pela maior crise sanitária dos últimos tempos. Ouvindo 300 entrevistados brasilienses, o levantamento trouxe informações sobre o perfil do advogado que atua no DF; faixa de renda em nível local; áreas do Direito com maior demanda no DF; e principais desafios encontrados nos períodos de pandemia e, agora, de pós-pandemia.

Por que estas informações são tão relevantes?
Olhar para estes dados, de forma panorâmica, permite ao mercado entender os pontos de acerto e de atenção para programar o futuro. Alguns dados da pesquisa apontam para caminhos díspares do que entendemos ser o ideal. Mas também sinaliza grandes oportunidades, sobretudo, para quem está começando na carreira.

Quais as principais descobertas da pesquisa?
Entre os principais dados apurados estão: 69% afirmaram atuar como advogados no âmbito do DF; 25% exercem outras ocupações profissionais (são servidores públicos ou estão aposentados); 73% atuam na área cível; e 75% atuam de forma autônoma. Outro apontamento que chama a atenção diz respeito ao exercício da profissão. Dos que não atuam mais como advogados, 45,3% declararam ter mudado de atividade profissional; 19,8% tornou-se servidor público; 16,3% se aposentaram; 7% atualmente tem foco em estudos e concurso público; 3,5% mudaram por motivos de ordem pessoal; e 3,5% não se interessam mais pela profissão. De acordo com o levantamento, 57,6% dos profissionais atuantes no mercado são do sexo masculino; e a maioria (21%) está na faixa de 31 a 35 anos. Quarenta e três por cento dos entrevistados têm entre seis e dez anos de carreira; e a maioria tem especialização nas áreas cível (42,9%), penal (21,7%) e trabalhista (13,6%). Já a renda pessoal mensal de 22,4% gira em torno de R$ 14 mil, mas 32,10% ganham abaixo do piso de R$ 5.194,35, estabelecido pela OAB no DF. Também chama a atenção no levantamento o número de advogados por escritório: 39,7 %, portanto a maioria, tem entre três e cinco profissionais, enquanto 20,6% têm até 2 advogados por escritório.

___________

IN

Imperdível a exposição imersiva “Beyond Van Gogh”, que estreou em Brasília, no dia 4 de agosto e segue até 30 de outubro, no estacionamento do ParkShopping. Depois de impressionar e encantar o público em diversos países do mundo e ser vista por mais de 10 milhões de pessoas, o evento é, realmente, impressionante. Os ingressos estão disponíveis no site www.vangoghbrasil.com.br.

OUT

A poda das árvores no centro da cidade – especialmente na Asa Sul, tem sido implacável, em algumas quadras e comprometido a arborização da capital – um dos traços marcantes de Brasília.

___________

Comemoramos hoje, dia 12, o Dia Nacional dos Direitos Humanos. Segundo dados do Censo de 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 24% da população. Deste total, mais de 13 milhões são pessoas com deficiência física – isto é, indivíduos que possuem alguma perda em sua formação de natureza fisiológica ou anatômica que atrapalhe o desenvolvimento de algumas atividades.”

Ester Pacheco, presidente da
Federação Nacional das
Associações Pestalozzi
(Fenapestalozzi).

___________

> ligeirinhas

A Só Reparos fechou parceria com a Choque Design para desenvolver o projeto do seu espaço na CasaCor Brasília (foto). Liderada por três sócios, Marília Turíbio, Dimitri Lociks e Simone Turíbio, o escritório de Arquitetura promete desenvolver um projeto intimista, no espaço de 290m² de área interna e externa adquirido pela Só Reparos. Com inspiração no conceito Farm House, o projeto terá uma estética rústica inspirada no aconchego da vida no campo e na natureza. Na edição em que completa 30 anos, a CasaCor Brasília 2022 terá como tema “Infinito Particular” e será realizada na Arena BRB Mané Garrincha. A mostra está prevista para ocorrer de 3 de setembro a 2 de novembro de 2022.

___________

A Enel Distribuição Goiás e a Lume Produções Artísticas iniciaram o projeto Educanto, que leva musicalização para crianças e adolescentes de escolas em 21 cidades goianas. O projeto inclui o envio de material didático para as escolas com canções cuidadosamente selecionadas pela curadoria, no intuito de despertar nos participantes o interesse pela música e pelas letras. A coroação do trabalho se dá com um grande show da cantora Maria Eugênia, em que ela interage com os alunos utilizando o mesmo repertório.

___________

A construtora brasiliense Brasal Incorporações está investindo pesado em Goiânia. Nesse contexto, lançou o seu mais novo empreendimento residencial na cidade uma praça suspensa no 44º andar. O prédio, localizado na T-36, é próximo do Parque Vaca Brava e do Parque Areião, e privilegiado pelo acesso às principais vias da região e ampla oferta de serviços. O empreendimento denominado Platz 36 By Brasal tem uma torre com 47 pavimentos, plantas amplas com 144,14 m2 e 171,77 m2, além de penthouses com 318,12 m2.

 

Flávio Resende
[email protected]

Artigos Relacionados

Ver todas