COLUNAS

QUADRADINHO

1 de fevereiro, 2025

Selo Candango MARATONA COM A CARA DE BRASÍLIA Uma das maratonas mais aguardadas da cidade é a Maratona Monumental Brasília 2022, que chega à sua quarta edição no dia 27 de novembro. O diferencial da prova, que tem a expectativa de reunir quatro mil atletas, é ter várias distâncias e categorias, entre as quais as …

Selo Candango

MARATONA COM A CARA DE BRASÍLIA

Uma das maratonas mais aguardadas da cidade é a Maratona Monumental Brasília 2022, que chega à sua quarta edição no dia 27 de novembro. O diferencial da prova, que tem a expectativa de reunir quatro mil atletas, é ter várias distâncias e categorias, entre as quais as de 5, 10, 21 e 42 km – esta última já enquadrada na modalidade “Maratona”.
De acordo com Fernando Henrique Gomes Silva (foto), um dos organizadores da prova, o projeto nasceu do amor pelo esporte e também da demanda crescente de corredores de rua por mais competições na cidade, além do fato da capital, até então, não contar com nenhuma maratona. “A primeira edição aconteceu em abril de 2019, com quase quatro mil atletas, já estreando como uma das dez maiores corridas do país. Hoje fazemos parte do calendário do aniversário de Brasília e estamos trabalhando diuturnamente para tornar a Maratona Monumental um grande evento”, afirma.
Com um público de atletas de todo o Brasil e do exterior apaixonados por corrida, o evento tem por objetivo inserir a capital da República, definitivamente, no rol das grandes maratonas do Brasil e da América do Sul, fomentando o turismo e a economia legal.
Ainda em definição, por conta dos trâmites junto aos órgãos competentes, a largada deverá ocorrer a partir do Shopping Popular, com chegada na 102 Sul. “Mas informaremos, mais próximo do evento, qualquer atualização por meio do nosso site”, afirma.
Ainda dá tempo de se inscrever. Basta entrar no site https://www.ticketagora.com.br/e/maratona-monumental-de-brasilia-2022-32368 . As inscrições variam de R$ 124,90 (5km) a R$ 199,90 (Maratona).

– – – – – – –

na lata

Empreendedorismo na veia

Ele tem 21 anos e carrega na veia o sangue de empreendedor, que veio dos avós. Recém empossado presidente da Associação dos Jovens Empresários do DF (AJE-DF), Samuel Sales (foto) tem agora a missão de representar os jovens empreendedores da capital federal, sucedendo o bom trabalho realizado por Ronan Pires, ao longo dos últimos quatro anos. À coluna, o jovem empresário, que dirige a Believe Serviços e Varejo, concedeu a seguinte entrevista exclusiva:
Como é assumir a Presidência da AJE-DF num momento político e econômico como este?
Assumir essa missão, para mim, é algo gigantesco, é uma marca em minha vida. Afinal, o que a AJE-DF tem de história, eu não tenho de idade. Agora é fazer o que a vida me ensinou, ter calma, entender o tempo, mas se esforçar e trabalhar para deixar uma associação muito melhor do que pegamos.
Quais os novos projetos que serão implementados em sua gestão?
Os novos projetos serão baseados em três pilares, democratização, fomento e corporativismo. O primeiro busca a gente atingir áreas onde a associação sequer e conhecida, como regiões administrativas, pequenos negócios das cidades, entre outros. O segundo é justamente ensinar aos pequenos os segredos dos grandes. E, por fim, mostrar que somos uma associação organizada, com atrativos que atendam a MEIs e empreendedores informais também.
Quais os novos projetos que serão implementados em sua gestão?
Digo aos próximos que antes de fazer algo novo, devemos explorar e cuidar do que já temos. Meu pensamento, portanto, é conservador nesta questão. É hora de aproximar e executar projetos já existentes como o “Empreender para a Vida”, por exemplo. Nada nos impedirá de aumentarmos nossas atividades em ações sociais, de fomento, ensino e aproximação da associação nas cidades.

– – – – – – –

ligeirinhas

Brasília recebe, em única apresentação, o prestigiado espetáculo Gala Internacional de Ballet (foto), no próximo dia 29 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento reúne 13 bailarinos solistas de diversas companhias de ballet internacionais, com performances e interpretações de trechos de clássicos como o Lago do Cisnes, Dom Quixote, o Quebra Nozes e a Bela Adormecida. Os ingressos já estão à venda, sem taxa de conveniência, no site da Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com.br).

Maior rede de saúde integrada do Brasil e empresa privada que mais vacina no país, a Dasa acaba de lançar a campanha “A gripe se atualiza. A nossa vacina da gripe também” de imunização contra o vírus Influenza. A ação, iniciada com a chegada do Outono, tem alcance nacional e integra 25 marcas de medicina diagnóstica da rede, entre elas o Exame Imagem e Laboratório, em Brasília. Os agendamentos podem ser feitos pela plataforma Nav ou pelo site https://loja.vacinas.com.br/.

Para apoiar os químicos e estudantes da área que querem empreender, o Sebrae firmou uma parceria com o Conselho Federal de Química (CFQ). O projeto “Profissional da Química Empreendedor” tem o objetivo de estimular e incentivar o interesse no empreendedorismo, por meio de capacitações online e gratuitas tanto para estudantes e químicos que têm uma pesquisa consolidada com potencial de gerar negócios quanto aqueles que pretendem entrar no mundo dos negócios, mas não sabem por onde começar.

– – – – – – –

IN

Uma norma publicada pela Receita Federal passa a permitir a isenção do Imposto de Renda para quem vendeu um imóvel e utilizou o valor do negócio para quitar, total ou parcialmente, o financiamento de outra residência adquirida anteriormente. Na prática, o cidadão será beneficiado com a isenção caso utilize o valor para quitar, total ou parcialmente, no prazo de 180 dias (6 meses) de contrato, um débito remanescente de compras a prazo ou prestação de imóveis residenciais adquiridos anteriormente.

OUT

A cobrança do Diferencial de Alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (Difal ICMS), em 2022, é inconstitucional e prejudica a competitividade do ambiente de negócios, ao trazer expressiva insegurança jurídica às empresas. O Difal é cobrado nas operações e prestações interestaduais destinadas ao consumidor final não contribuinte do ICMS desde 2015. Contudo, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ser obrigatória a instituição de uma lei complementar que o regulamentasse.

“Nossa missão é defender as reivindicações e fortalecer o varejo, que é um dos maiores geradores de emprego no Brasil e a principal porta de entrada para empreendimentos. Vamos buscar linhas de crédito com taxas justas para o setor e incentivar a participação de jovens empresários e empreendedores a se associarem ao sindicato, buscando novas ideias e mais modernidade”.

Sebastião Abritta, novo presidente do
Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista/DF),
que tomou posse no dia 1º de abril.

 

 

Flávio Resende
[email protected]

 

Artigos Relacionados