Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
LIGEIRINHAS Para celebrar seu 32º aniversário, a Só Reparos acaba de lançar um app próprio da loja (foto) para a realização de compras online. É a primeira empresa do segmento de materiais de construção a disponibilizar para o cliente a ferramenta totalmente gratuita para os sistemas Android e IOS. São mais de 16 mil itens …
LIGEIRINHAS
Para celebrar seu 32º aniversário, a Só Reparos acaba de lançar um app próprio da loja (foto) para a realização de compras online. É a primeira empresa do segmento de materiais de construção a disponibilizar para o cliente a ferramenta totalmente gratuita para os sistemas Android e IOS. São mais de 16 mil itens disponíveis e, até 30 de abril, o consumidor que baixar o aplicativo e realizar a primeira compra pela ferramenta ganha 10% de desconto no valor final.
Uma exposição de fotos do respeitado fotógrafo brasiliense Bento Viana homenageia a capital da República este mês. Intitulada “Brasília, outro planeta”, a mostra acontece de 20 de abril a 15 de maio, no 1º andar do Conjunto Nacional. A promoção é do Sesc-DF, com curadoria de Samuel Ramos. (Ilustrar com a imagem do card da exposição)
Os apaixonados por motociclismo têm encontro marcado na primeira edição do Brasília Moto Festival (BMF 2022), que acontece de 20 a 24 de abril, no Parque de Exposições da Granja do Torto. A entrada é franca, com doação voluntária de 1kg de alimento, que será encaminhado ao Instituto Reciclando o Futuro. O BMF 2022 vai reunir motociclistas, triciclistas, jipeiros e motoclubes de todo o país em torno da paixão pelo universo das rodas, Rock ́n Roll e cervejas artesanais.
– – – – – – –
SELO CANDANGO
Um dos eventos mais aguardados da cidade está de volta, mais uma vez no Pátio Brasil Shopping. Trata-se do 15º Salão do Artesanato, que traz o tema “Raízes Brasileiras”. O evento acontece de 4 a 8 de maio, das 10h às 22h, com entrada gratuita. Uma das novidades, este ano, é o show com Zizi e Luiza Possi, no dia 8, às 18h, numa homenagem ao dia das mães. De porte nacional, o evento já se posiciona como um dos maiores do país em sua categoria e tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio institucional do Programa do Artesanato Brasileiro/ Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC), do Ministério da Economia. À frente do empreendimento está a diretora executiva da Rome Feiras, Leda Alves (foto), que espera receber mais de 60 mil pessoas nos cinco dias de exposição – que reúne 500 artesãos de 25 estados brasileiros. “O Brasil é um país rico em produção artesanal, onde cada estado e região têm características marcantes e que envolve milhares de produtores, muitos deles tendo no artesanato sua única fonte de renda. Reunir esses artesãos com sua produção na capital do país, que por sua natureza já reúne toda a diversidade do país, é uma oportunidade de exposição e venda, colocando o artesão em contato direto com o consumidor e com lojistas de todo o país que visitam o evento”, comenta Leda.
– – – – – – –
NA LATA
Desde muito nova, Vanusa Freitas tem duas grandes paixões na vida: as crianças e a “Mãe Natureza”. Não é por acaso que formou-se bióloga e buscou na Agroecologia um aprofundamento de seus conhecimentos técnicos para ampliar o impacto de seu trabalho nos projetos com os quais se envolve. Coordenadora pedagógica da Escola da Natureza de Brasília (centro de referência em Educação Ambiental da Secretaria de Educação do DF), ela uniu estas duas pontas para criar, há exatamente um ano, o Ateliê Raina Raina – um espaço (no Tororó, região privilegiada do DF onde mora, dentro da RA do Jardim Botânico) em que ensina para crianças entre quatro e dez anos Educação Ambiental e Agroecologia. Confira a entrevista inspiradora que ela concedeu à coluna:
Quais as principais atividades que desenvolve no Ateliê Raina Raina?
Somos adeptos da Pedagogia Waldorf, dos princípios da Permacultura e da Alfabetização Ecológica, que fundamenta o nosso trabalho. No nosso ateliê, desenvolvemos atividades artísticas (música, dança circular, pintura em pedras, quadros e vasos de barro, desenhos, pontilhismo, teatro de bonecos, construção de brinquedos, caixas decorativas, bonecas de papel, origami, artesanato); Agroecologia para crianças (semeadura, cultivo de mudas, plantio de ornamentais e frutíferas, construção e manutenção de minhocários caseiros, canteiros suspensos, oficinas de terrário, sementeira sustentável , vasos decorativos e atividades de vivências com a natureza ); e Alimentação Saudável (produção de suco verde, leites vegetais, sorvetes naturais, chantilly de castanhas, brownie de baru e diversas receitas naturais e bastante saborosas ao universo infantil).
No que você acredita que o seu trabalho pode contribuir com o mundo?
Acredito que as crianças que passam por essas vivências constroem, em seu íntimo, um olhar sensível e diferenciado sobre a vida, agindo em momentos desafiadores com mais determinação, discernimento e confiança.
De onde trouxe inspiração para realizar este trabalho?
Considero esse trabalho uma célula da Escola da Natureza, ou melhor, uma ressonância com o trabalho que tenho desenvolvido por lá.
Que resultados tem percebido?
Observo, pelos relatos dos pais, que as crianças estão mais criativas, atentas aos fenômenos da natureza, cuidadosas com plantas e animais e abertas ao consumo de alimentos saudáveis que ainda não conheciam, inclusive, reproduzindo as receitas em casa.
– – – – – – –
IN
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiu, nesta quarta-feira (20), prorrogar o prazo de adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) para o último dia útil do mês de maio de 2022. Com a decisão, os pequenos negócios, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes do Simples Nacional poderão refinanciar débitos do Simples Nacional inscritos ou não em Dívida Ativa da União até o dia 31 de maio.
OUT
A campanha para as eleições no DF já começou e há gente fazendo de tudo para aparecer e conquistar o voto do eleitor. Inclusive, transmissão ao vivo em velório de personalidade querida do cenário cultural da cidade.
– – – – – – –
“Em Brasília, o concurso Comida Di Buteco acontece de 8 de abril a 1º de maio, em 28 bares da cidade. As receitas foram criadas exclusivamente para o evento e todos os petiscos possuem preço único de R$ 27,00. O tema deste ano é livre, ou seja, os cozinheiros de todos os butecos poderão usar sua criatividade, sem limites, para os petiscos concorrentes. E a lista de butecos e petiscos participantes está disponível no site do concurso www.comidadibuteco.com.br”.
Maria Eulalia Araujo, coordenadora nacional do Comida Di Buteco.
Flávio Resende
[email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.