Posse COFECI-CRECI
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Selo Candango Podcast para enaltecer Brasília Foi-se o tempo em que Brasília era conhecida por representar, exclusivamente, o centro do poder econômico e político do país. Prestes a completar 62 anos, a capital federal aglutina uma diversidade de sotaques, culturas e tradições nas diferentes Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal. Para celebrar essa variedade …
Selo Candango
Foi-se o tempo em que Brasília era conhecida por representar, exclusivamente, o centro do poder econômico e político do país. Prestes a completar 62 anos, a capital federal aglutina uma diversidade de sotaques, culturas e tradições nas diferentes Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal.
Para celebrar essa variedade e, sobretudo, para revelar a identidade brasiliense pelo viés da cultura, a jornalista Marcia Zarur (foto) lançou, em parceria com o Sesc-DF, o podcast “Sesc Cultura ao Quadrado”. O programa reúne entrevistas com personalidades da cena brasiliense, pessoas que produzem, trabalham e estão nesse meio nas mais diversas áreas, como teatro, artes plásticas, dança, literatura, música e artesanato.
“Nosso objetivo é colocar os artistas do DF em evidência para promover uma grande retomada das atividades culturais. Temos um ícone da divulgação cultural à frente do projeto, que é a Marcia Zarur. Por isso, o “Sesc Cultura ao Quadrado” vai se tornar um espaço importante para a divulgação do que de melhor é produzido na cidade”, afirma José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio-DF, instituição que administra o Sesc-DF.
Segundo Marcia Zarur, o programa será uma espécie de vitrine do que está sendo produzido do ponto de vista cultural no DF. “Contaremos com personalidades muito conhecidas até pessoas anônimas, que ainda estão buscando um lugar ao sol. O crivo e a curadoria que usamos é justamente a relevância da produção cultural e a ligação com a cidade”, afirma, lembrando que, ao contrário do que muitos pensam, nem tudo na capital federal resume-se ao que acontece na Esplanada dos Ministérios. “Somos um caldeirão de cultura e de possibilidades”, finaliza.
na lata
A agitadora cultural Lurdinha Piantino (foto) está de volta! Desta vez com um projeto em comemoração aos 55 anos da Torre de TV, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF). São uma série de ações de valorização do artesanato tradicional produzido pelos artesãos e artesãs da Feira da Torre de TV de Brasília. Trata-se do Ocupa Torre, que teve início em dezembro de 2020 e foi remodelado para o formato digital, com finalização prevista para abril próximo.
IN
O Recanto das Emas está ansioso pelo primeiro shopping da cidade. Trata-se do Recanto Shopping, que deve ser concluído no fim deste ano. Serão mais de 10 mil m2 e 45 lojas. No comando da construção do empreendimento está o gerente de portfólio da ABL Prime, Fábio Oliveira (foto). O centro de compras é uma parceria da Merco Empreendimentos Imobiliários com a ABL Prime, de Goiânia (GO).
OUT
Lamentável o sensacionalismo da mídia, esta semana, diante do caso envolvendo o homem espancado (em situação de rua, em condições vulneráveis), a mulher (supostamente em surto, com sua saúde mental abalada) e o personal trainer, em Planaltina. Muita dor para todos, inclusive para o marido.
A Campus Party Brasília promete ser uma das maiores edições já realizadas na cidade, inspirando os jovens para as infinitas possibilidades oferecidas pela Tecnologia.
Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil, durante coletiva de imprensa, no último dia 23, em Brasília.
ligeirinhas
Vem novidade por aí em Águas Claras, que vai ganhar, até o fim do mês, um novo conceito de padaria: a Padoca Brasília, que abre as portas na Alameda dos Eucaliptos, Qd. 107, ao lado do Posto BR, instalado à beira da EPTG. O empreendimento chega com uma série de referências a Brasília, a começar pelo ambiente projetado pela designer de interiores Mel Mello. O local, além de funcionar como uma padaria tradicional, servirá café da manhã, almoço e jantar, com opções variadas de pizzas, entre outras iguarias. Acompanhe o empreendimento pelo Instagram: @padocabrasilia.
Já pensou o Distrito Federal, onde fica a capital do país, se tornar referência de Cidade Inteligente? Esta realidade está mais próxima do que se imagina. Uma parceria celebrada entre o Instituto de Desenvolvimento, Inclusão Social e Cultural (IDISC) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do DF (SECIT) atua em prol de ampliar a capacidade participativa do cidadão por meio da tecnologia. Em abril, o aplicativo chamado GDF+ será lançado na Região Administrativa do Gama para facilitar o acesso da população com os gestores locais.
Durante todo o mês de fevereiro, três estados brasileiros receberam mutirões de limpeza das praias, para a retirada de bitucas de cigarro e lixo. A ação contou com a participação de voluntários, parceiros comerciais e organizações não governamentais locais, que vão ajudar nesse processo de recolhimento do lixo e encaminhamento dos resíduos coletados para entidades de coleta. A iniciativa é da empresa brasiliense Papelito, marca de papéis de enrolar. Essas ações fazem parte do projeto Fevereiro Verde, que trabalha em três eixos: social, ambiental e de saúde do público.
Flávio Resende
[email protected]
Na última quarta-feira, uma noite prestigiada no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.
Restaurante especializado em carne anuncia sua expansão. Inauguração está prevista para o segundo semestre, no Manhattan Shopping.
O presidente Lula diz que é muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e para avaliar um governo que ainda tem quase dois anos no poder.
No Distrito Federal, o número de trabalhadores ocupados cresceu 4,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, o que representa um acréscimo de 65 mil postos de trabalho. A taxa de desemprego caiu de 15,5% para 14,6% no mesmo período.