VARIEDADES
Quais atores de ‘Tieta’ já morreram? Lista traz Yoná Magalhães, Armando Bógus e mais
29 de novembro, 2024 / Por: Agência O GloboNovela reestreia na tela da Globo a partir da próxima segunda
A partir da próxima segunda-feira (2), “Tieta” está de volta na tela da Globo, na faixa do “Vale a pena ver de novo”. Considerada a segunda novela de maior audiência da história da teledramaturgia, o público terá a oportunidade de rever personagens marcantes e que ficaram na memória afetiva do telespectador. Na história, Tieta, interpretada por Claudia Ohana, é expulsa da cidade em que morava, a inesquecível Santana do Agreste, pelo pai, Zé Esteves, vivido por Sebastião Vasconcelos (1927 – 2013).
O ator sai de cena no capítulo 85 da trama, mas ficou marcado por dar vida a um pai cheio de conflitos com a filha, que na segunda fase é interpretada por Betty Faria. Eternizado pelo personagem, o artista faleceu em 2013, quando tinha 86 anos, vítima de choque séptico e parada cardiorrespiratória. Relembre outros atores de “Tieta” que já morreram.
Saiba Mais:
Yoná Magalhães (1935 – 2015)
A atriz interpretou Tonha, a mulher de Zé Esteves, com que vivia uma vida miserável e que não tinha vaidade alguma. Com a convivência com Tieta, sua enteada, ela mudou de visual e se empoderou. Yoná morreu em 2015, quando tinha 80 anos, vítima de insuficiência cardíaca, após dar entrada em um hospital do Rio.
Françoise Forton (1957 – 2022)
A intérprete de Helena, uma mulher fria e calculista que rivalizava com Leonora (Lídia Brondi), morreu em 2022. Ela faleceu no dia 16 de janeiro daquele ano, quando estava internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, onde tratava de um câncer, aos 64 anos. Após a cerimônia de despedida, o corpo foi cremado no dia seguinte.
Armando Bógus (1930- 1993)
Modesto Pires em “Tieta”, morador de Santana do Agreste que tinha um caso extraconjugal com Carol (Luiza Thomé), foi vítima da leucemia aos 63 anos. Ele ficou internado por dois meses, período em que fez o tratamento contra a doença, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele chegou a ser submetido a uma quimioterapia, mas faleceu em 2 de maio de 1993.
Miriam Pires (1927 – 2004)
A atriz estava no elenco de “Senhora do destino” (2004) quando faleceu. Ela fazia o papel de Dona Clementina, a governanta da casa de Maria do Carmo (Susana Vieira). A atriz morreu aos 77 anos, em Botafogo, Zona Sul do Rio, em decorrência da toxoplasmose que atingiu o cérebro. Em “Tieta”, ela dava vida a Dona Milú, dona do bordão “mistéééério”
Cláudio Correa e Castro (1928 – 2005)
Intérprete do Padre Mariano, Cláudio sofria de diabetes e hipertensão. O ator morreu de falência múltipla de órgãos, decorrente de complicações de uma cirurgia cardíaca de ponte de safena realizada em 2005, em um hospital de Copacabana, Zona Sul do Rio. O astro deixou três filhos: Guilherme, Gabriel e João Pedro.