
SLU doa 25 contêineres para reforço da limpeza urbana no Cruzeiro
Projeto integra o plano de uma cidade ainda mais limpa em 2026

Formatura teve a participação de moradores de Planaltina, Samambaia, Arapoanga e Condomínio Privê
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) realizou, na quarta-feira (24), a formatura da 10ª etapa do 3º ciclo do QualificaDF Móvel, que leva cursos profissionalizantes gratuitos diretamente às comunidades. O evento ocorreu ao lado da Administração Regional de Planaltina e reuniu autoridades como a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, o titular da Sedet-DF, Thales Mendes, os deputados distritais Robério Negreiros e Pepa, além do administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca, entre outros convidados.
Ao todo, 431 estudantes receberam certificados nesta etapa, distribuídos entre quatro regiões administrativas: Condomínio Privê (94), Arapoanga (104), Planaltina (127) e Samambaia (106).
O programa, que funciona em unidades móveis adaptadas como salas de aula, tem o objetivo de preparar cidadãos para o mercado de trabalho, fortalecer a empregabilidade e impulsionar o desenvolvimento econômico local. Com carga horária de 80 horas, os cursos oferecem formação prática e teórica em diferentes áreas de atuação, atendendo demandas reais do mercado.
“A qualificação profissional é um investimento do poder público no desenvolvimento social e econômico da nossa cidade. Ao capacitar a população em situação de vulnerabilidade, o governo não só cumpre seu papel social, mas atua como agente ativo, impulsionando o desenvolvimento do DF e transformando vidas”, afirmou a vice-governadora Celina Leão.
Thales Mendes ressaltou o impacto do programa: “O QualificaDF Móvel é uma ferramenta de transformação. Não se trata apenas de oferecer cursos, mas de abrir caminhos para novas oportunidades, gerando esperança e fortalecendo as famílias do Distrito Federal”.
Criado para atender áreas de maior vulnerabilidade social e com menor oferta de ensino profissional, o QualificaDF Móvel já passou por dezenas de regiões administrativas, democratizando o acesso ao conhecimento e aproximando a população de novas possibilidades de trabalho e renda.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF)

Projeto integra o plano de uma cidade ainda mais limpa em 2026

Interessados em obter licença de trabalho eventual têm que fazer o cadastro nesta segunda-feira (29)

Liberação contempla os veículos classificados na espécie Especial registrados no Detran

Melhoria no atendimento ao cidadão, reforço na fiscalização tributária e a criação de uma política de saúde mental para os servidores estão entre os destaques
