
Campanha de vacinação contra influenza foca em grupos prioritários
Imunização contra influenza está disponível em mais de 100 pontos
Número foi registrado nos seis anos de funcionamento do Cedoh, localizado na Asa Norte, que fez aniversário na semana passada . O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) realizou quase cem mil atendimentos desde sua inauguração, em dezembro de 2017. A unidade celebrou aniversário, na última semana de novembro, com um encontro …
Continue reading “Quase 100 mil atendimentos em centro de diabetes, obesidade e hipertensão”
Número foi registrado nos seis anos de funcionamento do Cedoh, localizado na Asa Norte, que fez aniversário na semana passada
.
O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) realizou quase cem mil atendimentos desde sua inauguração, em dezembro de 2017. A unidade celebrou aniversário, na última semana de novembro, com um encontro entre profissionais, gestores e usuários, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), a fim de reviver as memórias e fortalecer o legado da instituição.
O Cedoh oferece atendimento ambulatorial a pacientes de alto e muito alto risco para diabetes, obesidade e hipertensão arterial da Região Central de Saúde do DF. O acesso ocorre por meio das unidades básicas de saúde (UBSs), pela equipe de Saúde da Família, que, caso verifique a necessidade de acompanhamento por médico endocrinologista, encaminha o paciente a o serviço especializado, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).
Com o tratamento realizado no Cedoh entre 2018 e 2020, Josy Freire, 31 anos, garante que as atividades em grupo foram fundamentais para a melhor compreensão de si mesma. “Cheguei ao Cedoh cheia de comorbidades, mas com uma enorme falta de autorresponsabilidade. Com os meus colegas, aprendi a cuidar melhor de mim, da minha saúde e de todas as outras áreas da minha vida”, declara a moradora da Asa Norte.
O apoio obstinado da equipe multidisciplinar também é apontado por Andreia de Oliveira, 36, como um dos fatores primordiais para sua autodescoberta. “No Cedoh, encontrei uma equipe disposta a me ouvir, a segurar a minha mão e a mostrar o quanto sou forte. Reencontrei a minha autoestima, me redescobri”, assegura a paciente, em acompanhamento desde 2022.
Especialização e dedicação
Entre 2021 a 2023, o Cedoh realizou em média dois mil atendimentos por mês. Pelo programa de obesidade, já foram beneficiados 939 pacientes adultos e 431 crianças. Além disso, foram trabalhados 65 grupos de educação adulto e outros 18 de público infantil.
Para a gerente do Cedoh, Alexandra Rubim, todo este êxito é resultado da união e comprometimento da equipe. “Costumo dizer que o maior investimento se encontra justamente na reunião de pessoas afinadas, capacitadas e que têm garra para agir. Acredito que esse é o nosso grande diferencial”, afirma a endocrinologista.
O compromisso com a melhoria contínua, para além do próprio cuidado ao paciente, é uma das características distintas do Cedoh, segundo o secretário adjunto de assistência à saúde, Luciano Agrizzi. “A gente deve agradecimento a todos os profissionais, àqueles que contribuíram para a criação deste serviço, bem como àqueles que o mantêm e almejam cada vez mais o crescimento e a melhoria contínua do cuidado da população”, afirmou o gestor.
O Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) conta com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros profissionais | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
Atenção a diabetes, obesidade e hipertensão
O Cedoh fica localizado na EQN 208/408 (Asa Norte) e oferece o serviço para usuários residentes na asas Norte e Sul, lagos Norte e Sul, Vila Planalto, Sudoeste, Octogonal, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Noroeste, Cruzeiro, Granja do Torto e Varjão.
Além do Cedoh, a população do Distrito Federal conta também com outros dois centros de referência na área: o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic), para os pacientes da Região de Saúde Centro-Sul do DF, e o Centro de Atenção a Diabetes e Hipertensão (Cadh) na Região Leste de Saúde.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Imunização contra influenza está disponível em mais de 100 pontos
Serviço da Secretaria de Saúde promove atenção continuada; usuários contam com apoio no período pré e pós-operatório, seguindo até vários anos depois da realização do procedimento
Iniciativa do Programa Segurança Integral reforça cuidados com a saúde, valorização das servidoras e fortalecimento dos vínculos familiares
Evento online do IgesDF ocorre em 28 de agosto e vai discutir a trajetória histórica do tabaco até a atualidade, com alerta para os impactos na saúde pública