
Horário ampliado: feiras permanentes do DF ganham autorização para funcionar até as 22h
Medida do GDF busca fomentar comércio e atende pedido dos feirantes

Capital federal lidera ranking nacional, com destaque para ações integradas
Levantamento do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública colocou o DF na liderança, tanto entre as unidades da Federação quanto entre as capitais, com a menor taxa de criminalidade. A governadora Celina Leão afirmou, durante evento que homenageou as forças de segurança do DF, que a posição amplia a responsabilidade do GDF de manter os investimentos em pessoal, tecnologia e integração das forças de segurança.
“A gente não consegue ter a melhor segurança pública se não investir no capital humano, porque a segurança pública é feita por homens e mulheres”, pontuou a chefe do Executivo. “Vamos capacitar mais, colocar mais tecnologia, trabalhar para ter mais homens nas ruas e valorizar ainda mais o nosso efetivo.”
O resultado considera a soma de homicídios e mortes a esclarecer por 100 mil habitantes, mostrando que, no primeiro trimestre deste ano, o DF registrou taxa de 5,58 mortes por 100 mil habitantes entre as unidades da federação. Santa Catarina aparece logo atrás, com 5,63.
Entre as capitais, Brasília alcançou índice de 5,61 e liderou o ranking nacional, seguida por Curitiba-PR (10,05) e Campo Grande-MS (10,39). O levantamento também inclui os chamados casos de mortes a esclarecer — situações em que ainda não foi definida a causa da morte. No DF há 42 homicídios e zero a esclarecer.
“Hoje é um dia de gratidão à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, ao Detran, à Polícia Civil e à Polícia Penal”Alexandre Patury, secretário de Segurança Pública
Segundo a governadora, o resultado deve ser tratado como ponto de partida para novas reduções nos índices de criminalidade. “Nós não estamos satisfeitos em estar em primeiro lugar”, enfatizou. “Queremos zerar o furto de celular, crimes violentos contra mulheres e feminicídio. É difícil, sim, mas vamos trabalhar para reduzir cada dia mais os nossos índices no Distrito Federal”.
Durante a solenidade, o secretário de Segurança Pública, Alexandre Patury, frisou que o reconhecimento é fruto da atuação integrada das forças de segurança e do esforço para manter o Distrito Federal no topo do ranking nacional. “O mais importante são as pessoas”, declarou. “Estamos diante daquelas que nos fizeram chegar ao primeiro lugar. Hoje é um dia de gratidão à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, ao Detran, à Polícia Civil e à Polícia Penal”.
Segundo o secretário, a liderança nacional amplia a responsabilidade de manter e melhorar os indicadores de segurança. “O primeiro lugar nos dá a possibilidade de turismo, nos dá a possibilidade de reconhecimento dos eventos, nos dá circulação da economia, nos dá tranquilidade”, destacou.
Patury lembrou ainda que o DF apresenta a menor taxa de homicídios do país e também o menor índice agregado de crimes letais, que inclui homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes a esclarecer.
Na solenidade, as forças de segurança do Distrito Federal foram homenageadas com a entrega da placa que reconhece Brasília como a capital mais segura do país. Receberam a condecoração representantes do Detran-DF, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Polícia Penal, em reconhecimento ao trabalho integrado que tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade e o fortalecimento da segurança na capital.

Medida do GDF busca fomentar comércio e atende pedido dos feirantes

Iniciativa já atraiu mais de R$ 35 milhões em oportunidades de negócios e investimentos para o setor de games no Distrito Federal

Programação abre nesta quarta-feira (3) e, durante o feriado e no domingo, será gratuita

A Terracap participa da ação também com iniciativas de desenvolvimento econômico e apoio a entidades religiosas e assistenciais
