Pacientes que tiveram a doença há menos de seis meses estão entre os casos de restrição à primeira dose; gestantes e lactantes também devem evitar a vacina
Prevista para começar nesta sexta (9), a vacinação contra a dengue começará pela faixa etária de 10 a 11 anos. Além da idade, a população precisa estar atenta a outras recomendações e orientações da Secretaria de Saúde (SES-DF).
Crianças que estão com dengue ou com sintomas sugestivos da doença devem aguardar seis meses para o recebimento da primeira dose. Além disso, a vacina não é aplicada em casos de pessoas que possuam alergia a outros imunizantes, imunossuprimidos (com imunidade baixa), gestantes ou em período de amamentação e cidadãos que estejam fora da faixa etária dessa fase inicial.
Com início previsto para esta sexta (9), a vacina de dengue será aplicada em crianças de 10 e 11 anos | Foto: Agência Saúde
Outras vacinas aplicadas em um curto intervalo não influenciam na eficácia, exceto no caso de doses vivas ou atenuadas, como caxumba, febre amarela e sarampo. Nessas situações, deve-se respeitar o intervalo de 30 dias após a administração da vacina de dengue ou das vacinas vivas. As informações sobre quais vacinas são vivas ou atenuadas serão repassadas pelo profissional de saúde, que analisará o cartão vacinal.
Reações
Algumas reações são comuns após a administração da vacina, como dor no local e muscular, fraqueza, fadiga e cefaleia (dor de cabeça). Em média, os sintomas passam em dois dias.
A vacinação será composta por duas doses, com intervalo de três meses. A imunização, portanto, só estará completa após a aplicação da segunda vacina. Isso quer dizer que outros cuidados devem permanecer.
“A resposta da vacina é de médio a longo prazo, ou seja, somente no segundo semestre teremos uma faixa da população imunizada”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Não podemos imaginar que o resultado será imediato. A vigilância e monitoramento do mosquito devem continuar.”
Veja, abaixo, quem não pode tomar a vacina:
→ Pessoas que estão com dengue ou sintomas sugestivos da doença → Cidadãos que possuem alergia a outras vacinas → Imunossuprimidos (baixa imunidade) → Gestante ou lactante (amamentando) → Menores de 10 anos ou maiores de 11 anos → Quem teve dengue há menos de seis meses.