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CULTURA

“Quem Prospera Sempre Alcança” estará no Conic e na Torre de TV

30 de setembro, 2024 / Por: Redação

Comédia aborda a criatividade do brasileiro em empreender, com apresentações na sexta (4) e no sábado

“Quem Prospera Sempre Alcança” estará no Conic e na Torre de TV
Espetáculo apresenta confusões, armadilhas e ciladas que qualquer um pode se meter nos negócios, por falta de experiência - foto: João Caldas

A montagem, que mescla circo-teatro e a comédia de costumes, é um espetáculo de rua cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular e conquista o público através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca. Com texto e direção de Leonardo Cortez, um dos importantes nomes da atual dramaturgia paulistana, “Quem Prospera Sempre Alcança” poderá ser assistida pelo brasiliense dia 4/10 (sexta-feira), na Praça Zumbi dos Palmares (Conic), e no sábado (5), na Praça Central da Feira da Torre.

A peça já percorreu 40 cidades brasileiras, foi assistida por mais de 36 mil pessoas, desde a sua estreia em 2019, e sempre com entrada franca. Podendo ser apresentada na rua, em parques, escolas e até teatros, a divertida comédia, sob a produção de Sonia Kavantan, conta com o patrocínio da Visa por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

“Quem Prospera Sempre Alcança” aborda, com bom humor, a determinação dos brasileiros em encontrar formas de trabalho por conta própria e lançam mão da criatividade para seguir trabalhando. E fala ainda da importância de planejamento e organização para concretizar sonhos, sem ser didática.

O espetáculo começa com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral, interpretados pelos atores André Santos e Djair Guilherme, para montar um palco onde vai ocorrer uma apresentação e, ao longo da encenação, dão vida a 11 personagens de quatro histórias diferentes, com o uso de figurinos e acessórios numa estética que remete ao circo. A partir da montagem do cenário, as narrativas começam a surgir numa sucessão de cenas bem costuradas. O que proporciona a absorção da peça inclusive por quem está de passagem.

A primeira história trazida pelos personagens fala da própria companhia. Na segunda, os atores interpretam duas fãs de uma dupla sertaneja que conversam, na fila para entrar no show, sobre como irão gastar o dinheiro que juntaram. Já na terceira, eles são dois desempregados, que decidem se tornar vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade. E a última, conta a história do dono de boteco falido que recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

A proposta embarca o espectador em diferentes camadas: onde o entendimento do fazer teatral e as necessidades para a criação de uma obra se intercalam com a diversão e abre caminhos para a compreensão do texto: como se organizar, planejar e realizar o trabalho, além de educação financeira.

Para a construção da encenação, que bebe das raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes, Leonardo Cortez diz que “artisticamente, pesquisei sobre a linguagem teatral do espetáculo de rua, me debruçando sobre a obra de Dario Fo e os trabalhos da Cia. La Mínima”. A escolha em apresentar o espetáculo na rua, segundo a produtora Sonia Kavantan, “reforça a missão de democratizar o acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade de PCD com interpretação em libras e folder em braile”.

Sobre apresentar-se na rua, André Santos conta ser muito prazeroso, pois dessa forma ele pode sentir a energia do público. “A rua é um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro, onde a energia entre o público e a peça é criativa e empática”, observa. Já Djair Guilherme acredita que possibilita olhar no olho das pessoas e entender o que estão sentindo. “Depois das sessões, as pessoas vêm conversar com a gente e dizer que estamos contando a história de vida delas. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas”, comenta o ator.

Segundo Sabrina Sciama, Diretora Executiva de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil, “as pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, o patrocínio dessa peça é um de nossos compromissos em levar informação relevante de maneira gratuita aos empreendedores do país”.

Serviço

Quem Prospera Sempre Alcança. Data: sexta-feira (4/10), às 12h30 e às 17h, na Praça Zumbi dos Palmares (em frente ao Conic – Setor de Diversões Sul; sábado (5/10), às 11h, na Praça Central da Feira da Torre. Entrada: franca. Classificação indicativa: livre. Duração: 45 minutos. Mais informações: @quemprospera, no Facebook e Instagram
Agendamento para grupos pelo e-mail [email protected]