Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

“Quilombos da Liberdade – Consciência Negra” circula por escolas públicas do DF

17 de outubro, 2024 / Por: Redação

Iniciativa do Projeto Quilombo nas Escolas se apresenta em 11 instituições públicas de ensino

“Quilombos da Liberdade – Consciência Negra” circula por escolas públicas do DF
Projeto passará por escolas do Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Guará, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Gama - foto: Ricardo EK

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade – Mestre Cobra realiza, até o dia 5 de dezembro, a 15ª edição do espetáculo Quilombos da Liberdade – Consciência Negra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. Uma imersão nas raízes afro-brasileiras e valorização da produção artística do DF.

O espetáculo faz parte do Projeto Quilombo nas Escolas e dá continuidade a programação de apresentações presenciais, abordando a temática das manifestações culturais por meio dos valores e ensinamentos das raízes afro-brasileiras da Capoeira.

O projeto está visitando instituições da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, dos níveis de Ensino Básico, Fundamental e Médio. A iniciativa contempla escolas das Regiões Administrativas do Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Guará, Samambaia, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Gama.

As aulas-espetáculos são apresentadas em seis atos, que guiam os alunos por uma empolgante viagem histórica e cultural, trazendo à tona toda a multiculturalidade brasileira carregada pela capoeira. Em cena, 15 artistas permeiam o universo da capoeira, sob o ritmo de instrumentos seguidos por cantos e agradecimentos. Durante as apresentações, os mestres e tutores trazem narrativas de cunho histórico e de experiências pessoais relativas ao poder transformador da capoeira em suas vidas.

Segundo Mestre Cobra, fundador do Centro Cultural e Social Grito de Liberdade, o espetáculo vem evoluindo a cada edição, que na atual trabalha com o tema da consciência negra. Para ele, essa é uma maneira de contribuir com a formação da identidade cultural brasileira nas escolas. “O espetáculo tem como estratégia incentivar os estudantes a compreender e buscar mais conhecimento sobre a cultura afro-brasileira, valorizando, assim, a nossa diversidade”.

Mestre Cobra lembra, ainda que “o espetáculo contribui para a aplicação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil, desde o ensino fundamental até o ensino médio”.

Mestre Cobra, fundador do Centro Cultural e Social Grito de Liberdade – foto: JETRO

O Centro Cultural e Social Grito de Liberdade-Mestre Cobra foi fundado em 2005 e, há 19 anos, realiza atividades assistenciais continuadas e ações de mobilização da comunidade, sempre se valendo da capoeira, com o intuito de promover a justiça social e a cidadania. Roberto de Oliveira França, o Mestre Cobra, se dedica ao trabalho social no Distrito Federal desde 1994. A ideia é preencher um espaço de carência esportiva, cultural, artística e de entretenimento que há em áreas de vulnerabilidade social no DF.

Programação nas escolas (Sempre às 10h e às 14h)

  • OUTUBRO
    DIA 22: Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas

DIA 24: Centro de Ensino Médio Azul Riacho Fundo I

DIA 29: Centro Educacional 308 Recanto das Emas
DIA 30: Centro de Ensino Fundamental 08 Guara

  • NOVEMBRO
    DIA 5: Centro de Ensino Infantil Riacho Fundo I

DIA 7: Centro de Ensino Fundamental 507 Samambaia

DIA 12: Caic Juscelino Kubitsheck Núcleo Bandeirante

DIA 19: Centro de Ensino Fundamental 01 Riacho Fundo II

DIA 21: Centro de Ensino Fundamental Vila Areal Taguatinga

  • DEZEMBRO
    DIA 5: Centro Educacional Casa Grande Ponte Alta Gama

Mais informações: www.instagram.com/gritocapoeira/