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R7 testou a primeira van elétrica do país: iEV750 VIP

11 de novembro, 2021

Modelo de grande porte tem motor de 163 cv e 75 kgfm de torque com autonomia de até 235 km por recarga  RESUMINDO A NOTÍCIA […]

R7 testou a primeira van elétrica do país: iEV750 VIP
Foto: Divulgação

Modelo de grande porte tem motor de 163 cv e 75 kgfm de torque com autonomia de até 235 km por recarga 

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Segundo a JAC, a recarga da iEV750 VIP custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh)
  • Bordo da novidade não há ruído, vibração ou os solavancos típicos do câmbio manual
  • Modelo conta com transmissão automática
  • Suspensão parece um pouco mais rígida que nos rivais

iEV750 VIP tem porte de Sprinter e Transit em suas versões alongadas

MARCOS CAMARGO JR. 10.11.2021

A Jac Motors apresentou hoje a primeira van 100% elétrica do país: a iEV750 VIP. Destinada ao transporte de carga ou passageiros (com a devida adaptação) ela tem o porte da Mercedes-Benz Sprinter e da Ford Transit em suas versões alongadas e desembarca para completar o portfólio de veículos elétricos da importadora.

VAN ELÉTRICA CHEGA AO BRASIL: 163cv e 75kgfm com 235km de autonomia ⚡️⚡️ mas custa quase MEIO MILHÃO. Veja o vídeo!

Sérgio Habib, presidente da SHC, responsável pela Jac Motos no país afirma que que a novidade estará presente em aplicações específicas: “temos vendido muitos veiculos comerciais como caminhão elétrico, a pick-up e os veículos especialmente para clientes comerciais e há muito espaço pata esse produto em aeroportos, demandas de circulação de curta e média distância”, afirmou.

Com salão amplo, comporta 14 ocupantes nesta versão

MARCOS CAMARGO JR. 10.11.2021

Com visual dianteiro parecido com o da Sprinter o modelo da Jac mostrado no evento é um furgão com a conversão feita para passageiros. Internamente o visual não é um primor e parece um pouco envelhecido mas o acabamento condiz com qualquer produto do segmento. O acesso ao amplo salão é feito por uma porta lateral e não de correr (fruto dessa adaptação) mas o acesso é feito sem dificuldades.

Interior é um pouco antiquado mas adequado aos concorrentes do segmento

JAC MOTORS/DIVULGAÇÃO

Os bancos e o acabamento como um todo combina com a proposta da iEV750 VIP com
destaque para o espaço, a altura e o ar condicionado traseiro. No painel, além da direção elétrica há informações básicas no cluster com centro digital e instruções ainda em mandarim pois se trata de um modelo de homologação.

Transformação feita pela Alpha 6 inclui bancos elevados, cintos e ar condicionado

MARCOS CAMARGO JR. 10.11.2021

Na prática é mais rápida que os rivais
A van elétrica tem motor de 163cv, mesma potência da Sprinter, e 75kgfm de torque com autonomia máxima de 235 quilômetros por recarga. É menos que um veículo diesel mas o propósito da novidade não é a autonomia.

No uso, van se mostra útil e ágil para sua destinação

MARCOS CAMARGO JR. 10.11.2021

A iEV750 VIP acelera com vigor e mantém equilíbrio por conta do peso das baterias sob o assoalho. A bordo da novidade não há ruído, vibração ou os solavancos típicos do câmbio manual pois ela é automática. Isso permite uma aceleração suave e contínua. A suspensão parece um pouco mais rígida que nos rivais, mas é questão de costume.

Uso em aeroportos e circulação em médias distâncias é sua condição idealUso em aeroportos e circulação em médias distâncias é sua condição ideal
MARCOS CAMARGO JR. 10.11.2021

Ao soltar o acelerador ou simplesmente frear ela regenera a energia aproveitando um pouco para recarregar as baterias. Tivemos contato com a novidade em um curto espaço mas foi possível ver que sua destinação comercial pode ter espaço no Brasil. Segundo a JAC, a recarga da iEV750 VIP custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh). Como o modelo da JAC percorre até 235 km após esse investimento por recarga, a conta final é a seguinte: R$ 0,23 por km rodado. Com o diesel a R$ 5,20 por litro em média e consumo médio das vans de 7 km/l de combustível, isso gera um custo por km rodado de R$ 0,74.

A novidade custa elevados R$ 419.900, acrescido de R$ 60.000 da transformação, feita pela empresa Alpha 6. “Carro econômico que se paga em questão de cinco anos de uso com baixíssima manutenção é a eficiência eletrica que estamos trazendo para o mercado “ diz Habib.

Fonte: Autos Carros/R7