
Senado aprova projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental
Aprovado com mudanças, o texto voltará para a Câmara dos Deputados
► Presidente do Congresso se reuniu mais cedo com senadores da oposição O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), está no Senado na manhã desta quarta-feira para uma reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ramagem foi alvo na semana passada de uma operação da Polícia Federal …
► Presidente do Congresso se reuniu mais cedo com senadores da oposição
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), está no Senado na manhã desta quarta-feira para uma reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ramagem foi alvo na semana passada de uma operação da Polícia Federal que investiga um suposto esquema ilegal de espionagem na Abin no período em que ele esteve no comando do órgão, ainda no governo de Jair Bolsonaro.
No momento, Pacheco está reunido com senadores da oposição, e Ramagem não participa do encontro. O deputado está na presidência do Senado e aguarda para ser recebido. Os parlamentares pedem uma “resposta institucional de defesa do Parlamento”, como uma reação às ações recentes da PF. Outro parlamentar, o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), foi alvo há duas semanas de uma operação que investiga incitadores dos atos antidemocráticos após a derrota de Bolsonaro para o presidente Lula em 2022.
Na terça-feira, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para fazer o mesmo pedido. Segundo Cavalcante, uma nova reunião deve ocorrer no início da próxima semana com a oposição, Lira e Pacheco.
Apesar dos apelos da oposição, Pacheco e Lira têm se mantido distantes dessa defesa solicitada. Pacheco, inclusive, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a lista com os nomes de senadores e deputados que teriam sido espionados pela suposta “agência paralela” dentro da Abin.
Na quinta-feira passada, a Polícia Federal realizou uma operação para apurar suspeitas de espionagem ilegal na Abin. O alvo foi o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), delegado da Polícia Federal e homem de confiança do clã Bolsonaro que dirigiu a Agência Brasileira de Inteligência durante boa parte do governo Bolsonaro.
Ramagem foi escolhido para assumir a Abin após ter coordenado a segurança de Jair Bolsonaro durante as eleições presidenciais em 2018. O delegado federal se aproximou de Carlos Bolsonaro, que o apoiou durante a campanha para deputado federal em 2022.
Reportagem do GLOBO, publicada de março do ano passado, mostrou que a Abin utilizou um programa secreto chamado FirstMile para monitorar a localização de pessoas pré-determinados por meio dos aparelhos celulares durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Após a reportagem, publicada em março, a PF abriu um inquérito e identificou que a ferramenta foi utilizada para monitorar políticos, jornalistas, advogados e adversários do governo.
Legenda da foto: O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Aprovado com mudanças, o texto voltará para a Câmara dos Deputados
Propostas sobre gripe aviária e georreferenciamento da faixa de fronteiras estão na pauta de votações
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) aprovou um conjunto de projetos de lei voltados para proteção e apoio de mulheres
Doutora Jane celebra o legado cultural que remonta às origens portuguesas, indígenas e africanas que formaram identidade nacional