
Saiba como proteger seu celular de golpes virtuais no carnaval
Aparelhos servem de porta de entrada para fraudes, mesmo sem furtos

Golpistas enviam e-mails falsos e ameaçam possíveis vítimas com multa, problema no passaporte e bloqueio de contas

A Receita Federal lançou um alerta sobre um novo golpe envolvendo o CPF. Golpistas estão enviando e-mails fraudulentos para os contribuintes informando sobre supostas pendências nos documentos das vítimas. Os criminosos alegam que, se a situação não seja regularizada imediatamente, os CPFs serão suspensos.
Nas mensagens, os criminosos ameaçam com o bloqueio de contas, além de apontarem problemas com documentos oficiais, a exemplo do passaporte, e com a realização de transações bancárias.
“Essas ameaças são falsas e apenas visam pressionar a vítima a agir rapidamente”, informa a Receita..
Nos e-mails, os golpistas utilizam elementos visuais semelhantes aos da Receita Federal, como logotipos e cores, além de usarem linguagem técnica. Também destacam em vermelho termos como “irregular” e “suspenso”. Os bandidos ainda exigem o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60.
Segundo a Receita, o prazo suposto prazo para a quitação da suposta multa é muito curto, geralmente inferior a 48 horas, o que assusta os contribuintes pela urgência. Essas mensagens também contêm links que direcionam para páginas falsas simulando portais oficiais do governo federal.
É importante destacar, no entanto, que as URLs desses sites usa domínios suspeitos, como “.mom” . As páginas oficiais da União, no entanto, têm a extensão “.gov.br”.
A seguir, veja alguns exemplos de mensagens falsas:
Como se proteger
As orientações da Receita Federal são:

Aparelhos servem de porta de entrada para fraudes, mesmo sem furtos

Muitos blocos iniciam a folia ao meio-dia

Insolação pode virar emergência médica e levar a desmaio e confusão mental

Sala de acolhimento a mulheres e sistema de reconhecimento facial são alguns dos destaques das ações da Secretaria de Segurança Pública nos dias de folia
