
Conceito 4! Curso de Medicina da UEG é o melhor de Goiás
O resultado foi divulgado na segunda-feira (19/1) pelo Ministério da Educação (MEC) e posiciona a instituição acima do patamar mínimo de qualidade estabelecido pela avaliação.

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro, que pode salvar até quatro vidas a cada doação

Unidade referência da rede estadual, Hemocentro Coordenador, em Goiânia, conta com oito unidades no interior, além do Hugol e HGG, na capital, para receber doações de sangue (Foto: Divulgação SES-GO)
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) alerta que os estoques de alguns tipos sanguíneos, especial os negativos, da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo estão em nível crítico e convoca a população a realizar doações.
A queda acentuada nas doações pode comprometer o atendimento às 223 unidades de saúde assistidas pela rede, colocando em risco o abastecimento necessário para garantir assistência ininterrupta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a diretora de Captação e Atendimento a Doadores da Rede Hemo, Daynara Vilar, o período de férias provoca, historicamente, redução significativa no número de doações.
“Em janeiro, observamos queda expressiva no número de doadores, gerando déficit nos estoques. Atualmente, registramos déficit geral de 18%, com situação particularmente grave nos tipos sanguíneos negativos (O−, A−, B− e AB−)”, alerta.
Com a aproximação do Carnaval, a preocupação se intensifica.
“Além da diminuição natural nas doações durante períodos festivos, esperamos aumento na demanda por transfusões devido ao maior fluxo de pessoas nas rodovias e, consequentemente, maior incidência de acidentes e atendimentos de urgência”, explica Daynara. “Por isso, convocamos a população a doar antes da folia, garantindo estoques suficientes para todo o estado.”
Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro, que pode salvar até quatro vidas a cada doação. Em momentos de estoques críticos, a solidariedade da população é essencial para assegurar o atendimento aos pacientes que dependem de transfusões.
“Pedimos a colaboração de todos os goianos. Antes de viajar ou aproveitar o Carnaval, reserve alguns minutos para doar sangue. Esse gesto pode representar a esperança de quem luta pela vida em um leito hospitalar”, apela a diretora.
• Segunda a sexta: 8h às 18h
• Sábados: 8h às 12h
• Segunda a sexta: 8h às 18h
• Site: agenda.hemocentro.org.br
• Telefone: 0800 642 0457
Nas unidades de Goiânia e Rio Verde, também é possível agendar doação de plaquetas, componente fundamental para pacientes oncológicos e no tratamento de dengue e Covid-19.
Requisitos básicos
• Idade: a partir de 16 anos
• Peso: mínimo de 50 kg
• Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores)
• Ter dormido pelo menos 6 horas
• Não estar em jejum
• Não ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
Intervalo entre doações
• Homens: a cada 60 dias (máximo de 4 doações anuais)
• Mulheres: a cada 90 dias (máximo de 3 doações anuais)
Empresas e instituições podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para ações de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. É necessário confirmar 120 interessados e enviar solicitação para [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

O resultado foi divulgado na segunda-feira (19/1) pelo Ministério da Educação (MEC) e posiciona a instituição acima do patamar mínimo de qualidade estabelecido pela avaliação.

Unidade se consolida como referência regional graças ao trabalho integrado do Governo de Goiás e da equipe gestora

Intervenção do Governo do Distrito Federal, com apoio do Município e articulação da deputada Jaqueline Silva, melhora infraestrutura urbana e prepara a região para novas avenidas

Restaurante do Bem em Luziânia: unidade passou por reestruturação completa e vai servir até mil refeições diárias
