
Roubos de veículos no DF tiveram queda de 14,6% em 2025
Crime pode ter redução acumulada de 85% em uma década

Campo sintético, quadra de areia e parque infantil estão entre as próximas intervenções
A Praça Central de Santa Maria, cartão-postal da cidade, passa por uma ampla fase de reformas, com obras voltadas à ampliação e qualificação dos espaços de esporte, lazer e convivência comunitária. Após a entrega da nova pista de skate, o local avança na implantação de um campo sintético, na reforma da quadra de areia e na recuperação do parque infantil, o que amplia as opções de uso e a qualidade de vida da população. O investimento total do Governo do Distrito Federal (GDF) no complexo esportivo é de R$ 1,45 milhão.
Entre os equipamentos previstos estão a implantação de um parcão, academias ao ar livre, espaços de convivência, duas quadras de areia para futevôlei, beach tennis e vôlei, e um parque infantil totalmente renovado, com brinquedos novos e acessíveis. “O parquinho está sendo reformado e contará com brinquedos para pessoas com deficiência, devidamente identificados, com área exclusiva e acesso adequado. É um espaço pensado para que todas as crianças possam brincar com segurança e inclusão”, ressaltou o administrador regional, Josiel França.
Ele explicou ainda que os brinquedos do parque são todos novos, adquiridos por meio de contrato da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), enquanto a administração executa as calçadas. “O parque contará com cerca de 23 brinquedos, todos novos, incluindo balanços, gangorras e equipamentos adaptados”, finalizou.
O administrador também reforçou a importância da participação da comunidade. “Esse é um patrimônio público, que está sendo entregue bonito, estruturado e preparado para o uso da população. Mas é fundamental que a comunidade ajude a cuidar, respeite o espaço, faça o descarte correto do lixo e preserve os equipamentos. A praça é da comunidade e para a comunidade usufruir”, concluiu.
Quem já demonstra ansiedade para aproveitar a nova estrutura da Praça Central de Santa Maria é Lucas, de 3 anos, que acompanhou o pai, Antonio Alves, 50, durante a visita ao espaço reformado. Morador da região, ele elogiou as mudanças e destacou a importância das melhorias para as famílias da cidade. “Para nós, moradores, esse espaço faz muita falta, principalmente agora, no período de férias, quando as crianças precisam de um lugar para brincar e se divertir. A praça está ficando muito boa, organizada, limpa e bem iluminada”, afirmou.
Segundo ele, antes das obras, o espaço estava pouco utilizado e precisava de melhorias. “Estava um pouco parado e já não oferecia tantas condições para trazer as crianças. Agora ficou excelente, realmente precisava dessa revitalização. Virou um espaço de convivência de verdade”, disse.
Recentemente, a pista de skate de 655 m² do complexo foi reformada pela Diretoria das Cidades da Novacap. A estrutura sofria com rachaduras, infiltrações nos muros, buracos no piso e corrimãos enferrujados. As obras começaram em 18 de agosto e foram concluídas em outubro. A pista ganhou nova estrutura, rampas, pintura e corrimão. A estrutura passou a oferecer mais segurança e condições adequadas para a prática do esporte. O espaço conta com iluminação em LED.
“A valorização dos espaços públicos e a promoção da qualidade de vida estão entre os objetivos dos investimentos do GDF em esporte e lazer, que incluem essa ação”, ressalta Fernando Leite, presidente da Novacap.
Quem aprovou a reforma da pista de skate foi o pequeno Arthur, de 6 anos. O local já virou ponto certo de diversão para o garoto. Mãe de Arthur, a técnica de enfermagem, Ana Paula da Conceição, 37, lembra que, antes das obras, a situação do espaço era precária. “Os aparelhos estavam quebrados e a pista de skate apresentava muitos desníveis. Agora a pista foi recuperada e os demais espaços seguem em processo de melhoria”, relatou.
Ela destacou a importância do local para o convívio familiar. “Para nós, pais, é fundamental ter um tempo de qualidade com os filhos. Eu venho aqui com o Arthur, dia sim, dia não, sempre que posso. É um espaço ao ar livre, gratuito, e a gente se sente bem. Ele gosta muito e sempre pede para vir ‘no skate’, como ele chama”, contou.
Segundo a moradora, as visitas costumam durar uma ou duas horas, especialmente durante o período de férias escolares. “Esse espaço faz muita falta para a cidade. Santa Maria precisava dessa revitalização. A população sente essa carência, ainda mais em um local central, que funciona como ponto de encontro, principalmente no período da tarde, quando o movimento é intenso”, afirmou.

Crime pode ter redução acumulada de 85% em uma década

Serviços de modernização da rede elétrica têm o objetivo de reforçar a segurança e a qualidade do fornecimento

Entre as unidades que registraram mais assistências estão a Central de Relacionamento com os Cidadãos e os Núcleos de Ceilândia e Samambaia

Novo equipamento vai integrar serviços, garantir acolhimento humanizado e fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de violência no Distrito Federal
