
Unidade Móvel do Hvep chega ao Itapoã com atendimento veterinário gratuito
Unidade permanecerá na Administração Regional do Itapoã por três meses oferecendo atendimentos básicos gratuitos para cães e gatos

Decreto reforça medidas de segurança para visitações, proíbe presença de grupo de risco e amplia horário de abertura. Sejus vai reforçar atendimento O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nesta quarta-feira (28), os protocolos e as medidas de segurança contra a Covid-19 para serem adotados durante a visitação aos cemitérios no Dia de Finados, celebrado …
Decreto reforça medidas de segurança para visitações, proíbe presença de grupo de risco e amplia horário de abertura. Sejus vai reforçar atendimento
O Governo do Distrito Federal (GDF) divulgou, nesta quarta-feira (28), os protocolos e as medidas de segurança contra a Covid-19 para serem adotados durante a visitação aos cemitérios no Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2).
De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial, os visitantes deverão usar máscaras e manter distância mínima de dois metros. Entradas em grupos somente serão permitidas com até seis pessoas. Neste dia, os portões serão abertos uma hora mais cedo, às 7h, e fechados uma hora mais tarde, às 19h.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), órgão responsável pela fiscalização dos cemitérios e serviços funerários, fará a distribuição de 50 mil máscaras nos seis cemitérios do DF. Também enviará para todas as unidades equipes de acolhimento, formadas por psicólogos, assistentes sociais, servidores da Ouvidoria e fiscais da Subsecretaria de Assuntos Funerários, além de profissionais voluntários. Atendendo solicitação da pasta, a concessionária Campo da Esperança reforçou suas equipes com 15 terminais de atendimento e 26 atendentes extras.

“O ideal é que as pessoas evitem ir a esses locais para que não se formem aglomerações. No entanto, nós estamos preparados para atender com segurança quem deseja prestar suas homenagens presencialmente. É fundamental que cada visitante seja consciente e faça a sua parte, seguindo as orientações e os cuidados necessários”, afirmou a secretária Marcela Passamani.
Os rituais religiosos também devem seguir o distanciamento social e demais medidas sanitárias, mas a recomendação é que eles sejam realizados, preferencialmente, por meio de aconselhamento individual. Outra orientação é para que os visitantes levem o próprio recipiente para beber a água nos bebedouros porque não serão distribuídos copos descartáveis. Os banheiros serão limpos com uma frequência maior e não haverá sanitários químicos espalhados pelos campos, como ocorre em todos os anos.
Acesso de veículos
O acesso de veículos às unidades vai ser modificado no feriado. Em Planaltina e em Brazlândia nenhum automóvel será autorizado a entrar nos cemitérios. Nas outras unidades – Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho – só poderão entrar na área interna os veículos com autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF). O acesso de pedestres é livre pelos portões principais de cada cemitério. Haverá dois portões abertos no cemitério da Asa Sul (Campo da Esperança): o principal, ao lado do templo da LBV; e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6.
Segurança
Além dos 50 vigilantes que trabalham regularmente na segurança interna das unidades, haverá mais 50 nos cemitérios durante o feriado. Como se trata de área pública sob concessão, os cemitérios também contarão com reforço da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, das Polícias Militar e Civil, do Detran-DF, do DER-DF e do Corpo de Bombeiros.
*Com informações da Sejus

Unidade permanecerá na Administração Regional do Itapoã por três meses oferecendo atendimentos básicos gratuitos para cães e gatos

Site falso simula página da Receita do Distrito Federal

Processo pode ser feito até 24 de janeiro pelo hotsite criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade

Parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania prevê atendimento a 90 participantes do programa Viver 60+, com foco em acolhimento, inclusão e qualidade de vida
