
BRASILEIRÃO ► SÉRIE A
As 20 equipes se enfrentam em turno e returno, ao fim das 38 rodadas, o time com maior números de ponto recebe o título, enquanto os 4 últimos são rabaixados para a Série B
Ex-Grêmio enxerga treinador brasileiro mais preparado para assumir comando da seleção até Copa de 2026
Livre no mercado desde que saiu do Grêmio ao final da temporada passada, Renato Gaúcho criticou a “preferência” por treinadores estrangeiros no futebol brasileiro, ao mesmo tempo que Carlo Ancelotti e Jorge Jesus aparecem como possíveis sucessores do então técnico Dorival Júnior na seleção.
Entre os 20 clube da Série A, nove têm comandantes do exterior: os portugueses Renato Paiva (Botafogo), Leonardo Jardim (Cruzeiro), Abel Ferreira (Palmeiras), Pedro Caixinha (Santos) e Pepa (Sport), os argentinos Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Ramón Díaz (Corinthians) e Zubeldía (São Paulo), e o argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros (Grêmio).
— Não é puxar sardinha para os nossos treinadores, mas o Brasil tem bons treinadores. Eu pergunto assim. Com todo respeito aos treinadores portugueses, quais foram os treinadores portugueses vitoriosos aqui no Brasil? — questionou, à ESPN, Renato, que complementou: — Parece que chegaram 100 treinadores portugueses aqui e 90 deles se deram bem. A paciência que a imprensa brasileira tem, muitas vezes, com o treinador estrangeiro, não tem com o brasileiro. Com todo respeito a eles, sejam portugueses, mexicanos, espanhóis. Acho que tem espaço para todo mundo, desde que você prove seu valor.
Nos últimos anos, Artur Jorge e Jorge Jesus conquistaram, em um único ano, Libertadores e Brasileiro por Botafogo e Flamengo, respectivamente, enquanto Abel Ferreira tornou-se o treinador mais vitorioso da história do Palmeiras. Ainda assim, o ex-Grêmio acredita que o técnico brasileiro está mais acostumado com as particularidades do futebol nacional, o que pode ser um problema para o estrangeiro com a proximidade da Copa do Mundo.
— Pode ter certeza que o Brasil tem bons treinadores para treinar a seleção brasileira, e que entendem o futebol brasileiro, que é o mais importante, entendem as características do jogador brasileiro, porque, às vezes, você traz um treinador estrangeiro que tem suas ideias, e até ele aprender e conhecer bem o futebol brasileiro, daqui a um ano é a Copa do Mundo — destacou.
Um comandante que enche os olhos dele é Filipe Luís, que assumiu o Flamengo após a saída de Tite no ano passado e já conquistou três títulos: Copa do Brasil de 2024, Supercopa do Brasil de 2025 e Campeonato Carioca de 2025. Em cinco meses, são 19 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota.
— Um cara muito acima da média e inteligente. Eu mesmo falei para ele na época (em que treinava o Flamengo): olha, está na hora de você sair da lateral-esquerda e ir para a zaga, para você poder jogar mais dois, três anos. Você é muito inteligente, vai pelos atalhos, vai se dar bem como zagueiro também. E ele disse que estava fazendo curso de treinador. Eu disse que não tinha dúvidas que ele se daria bem como treinador, que não tinha dúvidas que, pela capacidade, inteligência, ele seria um grande treinador. Então, o trabalho que ele está desempenhando agora no Flamengo para mim não é surpresa nenhuma — elogiou Renato, afirmando que ainda trabalhará com o técnico rubro-negro na carreira.
As 20 equipes se enfrentam em turno e returno, ao fim das 38 rodadas, o time com maior números de ponto recebe o título, enquanto os 4 últimos são rabaixados para a Série B
'Universidade de treinadores' democratiza acesso a cursos, com expansão para todos os estados, mas alto custo ainda é barreira
Jogo será às 15h45 no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre
Torcida faz festa na decisão entre Gama e Capital, mostrando força do futebol brasiliense; partida definiu o campeão do Candangão 2025