Brasília Agora


DESTAQUE

Renault lança Oroch 2023 com opção do motor 1.3 turbo de 170cv

12 de abril, 2022

Com novo desenho a pick-up da Renault chega em três versões com uma lista renovada de equipamentos RESUMINDO A NOTÍCIA Multimídia é de 8 polegadas […]

Renault lança Oroch 2023 com opção do motor 1.3 turbo de 170cv
Divulgação/Renault

Com novo desenho a pick-up da Renault chega em três versões com uma lista renovada de equipamentos

RESUMINDO A NOTÍCIA

  • Multimídia é de 8 polegadas do tipo flutuante com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto
  • Versões Pro e Intense manterão o motor 1.6 SCe de 120cv e 16,2kgfm de torque
  • Configuração Outsider, que vem equipada com motor turbo, tem o preço de R$ 137.100
  • Opção de entrada Pro é oferecida por R$ 105.800

Novo estilo traz grade e faróis reformulados

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Após quase sete anos sem mudanças relevantes a Renault lança a linha 2023 da pick-up Oroch. Com identidade própria, mesclando elementos do Duster e do Captur, ela ganha finalmente o motor 1.3 turbo TCe de até 170cv e 27,5kgfm de torque e uma lista mais extensa de equipamentos. O R7-Autos Carros teve um contato prévio com a Oroch Outsider 2023, versão topo de linha do portfólio que chega por R$ 105.800. Conheça agora a lista dos principais equipamentos da novidade e uma análise do seu conteúdo.

NOVA OROCH 1.3 Turbo Outsider 2023: merece uma nova chance? Versões, preços e teste drive. Veja o vídeo!

A Oroch até poderia ser chamada de uma “nova geração” mas ela preserva a plataforma B0 e foi competente na mudança de forma e conteúdo. O novo estilo traz grade e faróis reformulados, para-choque dianteiro pronunciado e também novas lanternas translúcidas. Na versão Outsider, capota marítima, santantônio e tampa da caçamba com o nome do veículo estampado na peça. O resultado é uma proposta visual que sugere maior robustez com a profunda reestilização. Na lateral, lá estão as mesmas maçanetas quadradas e na parte inferior um aplique que imita um estribo mas que tem uma função estética interessante de ligar as caixas de rodas e fortalecer a ideia de robustez.

Altura do solo é de 212 mm

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Se por fora a Oroch é mais “Duster” com elementos quadrados, por dentro ela mistura referências para se atualizar. O painel tem elementos quadrados com saídas de ar-condicionado hexagonais, um aplique laranja (Orange Corail) de perfil esportivo e novos comandos. A multimídia de 8´´ é do tipo flutuante com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, o cluster é derivado do Captur o que não ficou muito harmônico com o conjunto.

Motor tem 27,5kgfm de torque

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

A tela da multimídia mostra que os gráficos têm o mesmo estilo mas uma boa qualidade e mantém comandos tradicionais como o indicador do consumo com o computador de bordo. O ar condicionado da versão Outsider é do tipo digital e há também novas forrações de portas mas em termos de segurança ela segue com apenas dois airbags além dos obrigatórios freios ABS e controles de tração e estabilidade. Como complemento há sistemas como o Sistema Anticapotamento e Assistente de partida em rampas como itens de série.

Caçamba tem capacidade entre 650 e 680 kg a depender da versão

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Apesar das mudanças, a Oroch 2023 só ganha o motor 1.3 TCe turbo na versão Outsider enquanto as versões Pro e Intense manterão o motor 1.6 SCe de 120cv e 16,2kgfm de torque com opção do novo câmbio manual de seis marchas ou a transmissão automática CVT Xtronic. Nos dois casos a direção segue com sistema eletro-hidráulico e não com assistência elétrica como no Duster e Captur. Veja o conteúdo de cada uma das três versões:

Bancos são confortáveis

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

A linha 2023 da Oroch é composta por basicamente três modelos:
Pro – R$ 105.800: 
com motor 1.6 SCe de 120cv tem direção eletro-hidráulica, ar-condicionado manual, vidros elétricos dianteiros e travas elétricas. Traz protetor de caçamba, rodas de ferro, alarme e pneus de uso misto além do conhecido conjunto de segurança com itens obrigatórios composto por airbag duplo, freios ABS, controles de tração e estabilidade.

Modelo traz central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Intense – R$ 111.300: com o mesmo conjunto mecânico acrescenta as rodas de liga leve de 16´´, multimídia de 8´´ Easy Link com conexão sem fio, vidros e retrovisores elétricos, computador de bordo, sensor de ré, farois de neblina, barras no teto e para-choque na cor da carroceria.

Interior conta com uma linha em laranja de acabamento

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Outsider – R$ 137.100: Todos os itens da versão Intense além de ar-condicionado digital e automático, sensor crepuscular e de chuva, grade com detalhes e acabamento cromado, capota marítima, santantônio tubular, alargadores de para-lamas, câmera de ré, faróis auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, rodas com acabamento diamantado e motor 1.3 TCe de até 170cv com câmbio automático CVT.

Modelo também vem equipado com motor 1.6 de até 120 cv

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Versatilidade de série
Na linha 2023 da Oroch a Renault melhorou alguns índices com foco na proposta aventureira. Além dos para-choques avançados, como no Duster, há um novo ski frontal, apliques de para-choques que ampliam a sensação aventureira, aplique na parte inferior da carroceria, novas barras de teto que suportam até 80kg e santantônio tubular redesenhado bem como o estilo das roda e o melhor ângulo de ataque: 27,6 graus.

Renault promete um consumo de 11km na estrada e 10,5km por litro na cidade usando gasolina

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Desenvolvido a partir do trabalho de designers franceses e brasileiros, a nova Oroch demorou mas evoluiu de forma madura principalmente por conta do motor. Desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz, o propulsor TCe é um quatro cilindros turbo com 250 bar de pressão e válvula wastegate eletrônica. São 170cv a 5500rpm e 27,5kgfm de torque, trabalha bem com o câmbio CVT que simula oito velocidades. A bordo da novidade, pudemos rodar um pequeno trecho de estrada além uma via vicinal sem pavimento para provar as qualidades e atributos do motor turbinado. Na prática, a Oroch mudou completamente ao acelerar com força e bom aproveitamento da potência ainda que limitada pela direção eletro-hidráulica, solução já usada por modelos que usam a mesma plataforma dentro da casa.

Modelo tem o consumo de 7,8 km/l na estrada e 7,4 km/l no ciclo urbano com etanol

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Apesar de mais conectada com novos equipamentos incluindo um aplicativo de controle por celular, a Oroch fica devendo alguns equipamentos para ficar alinhada aos concorrentes. Não traz itens como os faróis em LED, alertas de ponto cego, direção elétrica entre outros. A Renault promete um consumo de 11km na estrada e 10,5km por litro na cidade usando gasolina, bem como 7,8 na estrada e 7,4km no ciclo urbano com etanol.

Modelo traz carregador de smartphone por indução

MARCOS CAMARGO JR. 12.04.2022

Ao acelerar a novidade, além da potência entregue bem cedo no motor TCe, a suspensão é independente na dianteira e traseira capaz de transmitir segurança em trechos off road leves. Mesmo não sendo uma 4X4, a Oroch traz recursos como controle de tração e estabilidade que podem ajudar a sair da situação desfavorável. Na conclusão, a Renault mexeu bem em sua pick-up que enfrenta como rival e Fiat Toro com a mesma proposta e até o final do ano terá a concorrência da Chevrolet Montana. Por hora, quem procura diversão ao volante e mais competência para acelerar, terá na Oroch 2023 uma boa companheira ainda que tenha demorado tanto para chegar.

 

Fonte: Autos Carros/R7