BRASÍLIA

Restaurantes Comunitários celebram 66 anos de Brasília com menu especial nesta quinta

23 de abril, 2026 | Por: Agência Brasília

Arroz biro-biro, salada tropical e frango assado ao molho de açafrão com farofa de quiabo serão servidos pelo valor de R$ 1

Os 18 restaurantes comunitários em funcionamento no Distrito Federal servirão, nesta quinta-feira (23), um cardápio especial em comemoração ao aniversário de Brasília. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), responsável pelas unidades, destaca também a realização da ação de educação alimentar e nutricional (EAN) no dia destacando Brasília como uma região diversa em pessoas, culturas e alimentos.

A proposta é oferecer uma refeição saborosa e diferente aos frequentadores que fazem parte da história da cidade. O prato principal será frango assado ao molho de açafrão, arroz biro-biro (com batata palha e bacon), feijão preto ou carioca, farofa de quiabo e salada tropical. Para completar a refeição será servido curau com canela de sobremesa e suco de uva como bebida. 

“O cardápio foi pensado com base em preparações típicas associadas à cultura de Brasília, que refletem a diversidade e influências de diferentes estados. Pratos como frango ao molho com quiabo e o curau com canela remetem a essa identidade cultural nesta data comemorativa”, explica a nutricionista da Sedes, Juliana Almeida.

A proposta é oferecer uma refeição saborosa e diferente aos frequentadores que fazem parte da história da cidade | Foto: Divulgação/Sedes-DF

A ação de EAN terá como tema as feiras territoriais de Brasília que fazem parte da cultura local. A ação busca valorizar os agricultores familiares do DF e incentivar o consumo de alimentos naturais e saudáveis, que podem ser adquiridos nas feiras. Os restaurantes terão murais informativos com banners e os usuários que participarem levarão um brinde simbólico. 

A secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Jackeline Canhedo, destaca a ideia de trazer um cardápio especial de acordo com as datas festivas e culturais da cidade.

“Estamos sempre trazendo cardápios que conversem com os hábitos e culturas locais. Recentemente, tivemos um cardápio com peixe na Sexta-feira Santa. Agora, com este cardápio especial, pretendemos celebrar o aniversário de Brasília homenageando nossa diversidade gastronômica e dos povos que formam nossa cidade”, destacou a gestora.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

Artigos Relacionados