
Mutirão previne alagamentos e dengue em Ceilândia
Ações incluíram desobstrução de bocas de lobo, combate ao Aedes aegypti e limpeza de áreas públicas usadas como lixão

O objetivo é mostrar para o público como é importante adquirir alimentos mais naturais e menos processados Foto: Renato Raphael/Sedes “O caminho dos alimentos. Você sabe o caminho que o alimento faz até chegar a sua mesa?” Esse foi tema da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), realizada na última terça-feira (25), nos 14 …
Continue reading “Restaurantes comunitários promovem ação para alimentação saudável”
O objetivo é mostrar para o público como é importante adquirir alimentos mais naturais e menos processados
Foto: Renato Raphael/Sedes
“O caminho dos alimentos. Você sabe o caminho que o alimento faz até chegar a sua mesa?” Esse foi tema da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), realizada na última terça-feira (25), nos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal. O objetivo era mostrar aos frequentadores como é importante adquirir alimentos mais naturais e menos processados. As unidades são gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Quanto menor o caminho, menor o desperdício e maiores são os benefícios. O exemplo utilizado na ação de EAN deste mês foi o suco de laranja. Comprar a laranja direto do produtor, além de ser mais barato do que adquirir o suco industrializado, é mais saudável e incentiva a agricultura familiar e a economia local.

Todos os restaurantes produziram cartazes e fôlderes para informar os frequentadores, além de veicular vídeo explicativo. Com o intuito de chamar atenção para o tema, as famílias em vulnerabilidade social, que são o público que frequenta as unidades, também aproveitaram uma degustação com suco de laranja.
O material produzido pelas equipes dos 14 restaurantes comunitários reforça a importância de tentar, ao máximo, consumir alimentos naturais, como frutas, verduras, além de ter uma alimentação mais saudável, porque são produtos que não levam ou têm menos aditivos químicos. A medida também evita o desperdício de alimentos e a reduz a produção de lixo.
“As ações são planejadas para conscientizar as famílias que frequentam os restaurantes comunitários sobre a necessidade de se ter uma alimentação saudável também em casa. É importante sempre lembrar que cabe ao Estado promover, prover e proteger a saúde dos cidadãos, fazendo-se necessária a integração das práticas de Educação Alimentar e Nutricional com os programas de acesso ao alimento no Distrito Federal”, finaliza a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)

Ações incluíram desobstrução de bocas de lobo, combate ao Aedes aegypti e limpeza de áreas públicas usadas como lixão

Criada no início do primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, a iniciativa do GDF mobiliza cidadãos e empresas na recuperação de áreas públicas e já atraiu mais de R$ 50 milhões em investimentos da iniciativa privada

BRB será o patrocinador máster da edição 2025 do event, que ocorre entre os dias 20 e 23 de novembro

Serviço será realizado entre 17 e 21 de novembro, com interdição parcial da marginal sul
