
Mutirão recolhem 108 toneladas de entulhos do SIA
Trabalhos se concentraram em quatro pontos da região administrativa: Quadra 1 do SAAN, SOF Norte, Setor de Chácaras Aschagas e estacionamento da Feira dos Importados
A iniciativa ocorrerá das 11h às 14h em todas as unidades; utilizar todas as partes comestíveis dos alimentos, como cascas, sementes e talos, aumenta a nutrição e contribui para uma culinária mais diversificada e econômica
Conscientizar a população sobre a importância de aproveitar integralmente os alimentos para ter uma alimentação mais saudável, nutritiva e diversificada. Esse é o objetivo da ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) deste mês nos restaurantes comunitários do Distrito Federal. Nesta quarta-feira (23), as equipes dos restaurantes vão montar painéis explicativos e organizar um dia especial para levar informação de qualidade e sensibilizar os frequentadores.
A ação ocorre durante o almoço desta quarta em todos restaurantes comunitários, das 11h às 14h. A ideia é conversar com as famílias e oferecer exemplos práticos de como fazer aproveitamento integral dos alimentos e os benefícios. Os frequentadores também ganham uma degustação: salpicão feito com a casca da melancia.
“Essa prática gera economia às famílias, além de proporcionar refeições mais ricas em vitaminas e minerais, porque essas cascas, talos e sementes também são muito nutritivos. O aproveitamento integral permite preparações saborosas e nutritivas a partir de partes que, muitas vezes, são descartadas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Algumas das dicas que constam na ação: a casca da batata, por exemplo, pode ser assada e temperada, assim como as sementes da abóbora, que podem ser torradas e se tornarem aperitivos crocantes e saudáveis. Cascas de frutas, como maçã e abacaxi, podem ser utilizadas para fazer chás. Pães que sobraram e ficaram duros podem virar farofa. O tomate e a manga, quando bem maduros, são fontes ricas em vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico.
“A promoção do uso integral dos alimentos contribui para a redução do desperdício, ao transformar partes normalmente descartadas em novas receitas nutritivas, além de diminuir os custos com alimentação, permitindo que as famílias façam mais com menos, e fortalecer a segurança alimentar e nutricional desses núcleos”, complementa a especialista em assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Carolina Suaid, gestora da ação.
As ações de EAN são realizadas mensalmente em todos os restaurantes comunitários do DF, sempre durante o almoço, com o objetivo de orientar famílias em situação de vulnerabilidade sobre escolhas alimentares mais saudáveis e acessíveis. Os painéis explicativos ficam expostos durante uma semana, com dia D da ação realizado às quartas.
“Com as ações de EAN, o objetivo é que as famílias vulneráveis possam ter uma alimentação saudável no dia a dia, com autonomia e conhecimento para fazer escolhas adequadas para uma boa saúde”, explica Ana Paula Marra.
O cardápio desta quarta-feira será picadinho de carne ao molho vermelho, com cenoura e brócolis, salada, arroz e feijão e, de sobremesa, maçã.
Ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nos restaurantes comunitários
→ Data: quarta (23)
→ Endereço: Ǫuadra 10 -Conjunto 01 – Lote 01 – Riacho Fundo II
→ Horário: das 11h às 14h
*Com informações da Sedes-DF
Trabalhos se concentraram em quatro pontos da região administrativa: Quadra 1 do SAAN, SOF Norte, Setor de Chácaras Aschagas e estacionamento da Feira dos Importados
Dupla de macacos-aranha-de-testa-branca passou por período de adaptação de dois meses, reforçando a atuação pela preservação de espécies ameaçadas
Meta da CEB IPes é substituir 173 mil pontos de luz até o início de 2026
Com atendimento das 16h às 22h, carreta itinerante do Na Hora começa programa no Lago Norte nestas terça (22) e quarta (23)