DESTAQUE

Revitalizada, a maternidade do Hospital do Gama oferece mais conforto e agilidade às famílias

29 de janeiro, 2026 | Por: Agência Brasília

Camas, berços, poltronas e mesas estão em processo de troca. Equipamentos recém-adquiridos reforçam tratamento de icterícia

A maternidade do Hospital Regional do Gama (HRG), que abriga mães e recém-nascidos, está de cara nova. Entre equipamentos novos e leitos em transformação, os investimentos na unidade trazem mais qualidade e rapidez na assistência dada às famílias. Os 45 leitos estão recebendo novas camas, berços, poltronas e mesas para refeição hospitalar. 

“Além do conforto, as melhorias reduzem o tempo de internação. Os novos aparelhos, por exemplo, possuem tecnologias mais modernas, aumentando a eficiência do cuidado”, explica a chefe da Maternidade do HRG, Ana Kelma de Sousa Melo.

Oito novos aparelhos de fototerapia estão disponíveis para o tratamento de icterícia neonatal | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Terapia contra icterícia

Essa eficácia já é percebida no tratamento de icterícia neonatal, caracterizada pelo amarelamento da pele devido ao acúmulo de bilirrubina (pigmento que o fígado imaturo do bebê tem dificuldade em processar). São oito novos equipamentos de fototerapia disponíveis na maternidade.

A equipe multiprofissional, por sua vez, dispõe de um biliCheck, aparelho não invasivo usado para medir os níveis de bilirrubina. Sem a necessidade de coleta de sangue, apenas aproximando o aparelho do peito ou da testa do bebê, é possível obter um resultado instantâneo sem provocar dor ou desconforto.

Com o bilicheck é possível obter um resultado instantâneo sem provocar dor ou desconforto

Nascimentos

Mais de 3,5 mil bebês nasceram no HRG em 2025, segundo dados preliminares do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), disponíveis no Portal de Informações e Transparência da Saúde do DF (InfoSaúde-DF). Desse total, quase 80% das mães tiveram residência registrada em Goiás.

O HRG é o terceiro colocado no ranking de unidade com maior número de nascimentos, atrás dos hospitais regionais de Santa Maria (HRSM) e de Ceilândia (HRC).

*Com informações da Secretaria de Saúde

Artigos Relacionados