ESPORTES

Rony desiste de ação na Justiça em que tentava rescindir contrato com o Atlético-MG; Arana se declara ao clube

23 de julho, 2025 | Por: Agência O Globo

De acordo com Paulo Bracks, coordenador de futebol do Galo, as partes chegaram num acordo para a quitação dos valores em atraso

Durou poucas horas a ação de Rony na Justiça do Trabalho de Minas Gerais em que o atacante tentou rescindir seu contrato com o Atlético-MG. Em entrevista à Rádio Itatiaia, Paulo Bracks, coordenador de futebol do clube, afirmou que houve um acordo entre as partes.

— O que eu posso dizer é que está sendo retirada a ação. Não há nenhum tipo de demanda trabalhista em desfavor do Atlético a partir de amanhã (quarta-feira) de manhã. Foi feito um acordo com o atleta e o staff do atleta. Não tem nenhum problema, litígio — disse Bracks.

De acordo com informações do ge, houve, nos últimos minutos, uma reunião entre o técnico Cuca, Victor Bagy, que é diretor de futebol do Galo, e Paulo Bracks junto a Rony para garantir que o Atlético-MG manterá os pagamentos em dia. Além disso, investidores da SAF atleticana terão uma reunião com o elenco alvinegro nos próximos dias para acertar as contas.

— Ele tem contrato, ele não deixou de ter contrato em nenhum momento. Aliás, não tive acesso à petição dele, mas o pedido é financeiro, de demandas que a gente tem com ele e com outros atletas. Ele treinou normalmente hoje (terça), cumpriu os compromissos dele dentro do clube — concluiu Paulo Bracks.

Rony, do Atlético-MG, no jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro
Rony, do Atlético-MG, no jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileiro — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG / divulgação

Entenda o caso

O Atlético-MG vive um momento de crise com alguns jogadores de seu elenco em meio à delicada situação financeira. Nesta terça-feira, o atacante Rony havia acionado a Justiça do Trabalho pedindo rescisão de seu contrato, enquanto o lateral Guilherme Arana e os meias Gustavo Scarpa e Igor Gomes notificaram o clube extrajudicialmente.

Guilherme Arana, por sinal, explicou nas redes sociais (leia a nota completa abaixo) o que o motivou a notificar o Atlético-MG. Ídolo do clube, o lateral afirmou que se trata de uma formalidade para abrir diálogo com o clube em busca de uma solução, e que ” jamais tomaria qualquer atitude extrema sem antes tentar, de todas as formas possíveis, resolver a situação com equilíbrio, diálogo e respeito mútuo”.

Rony contestou o não pagamento de FGTS, luvas e direitos de imagem. O clube, que confirmou a ação, disse em nota que os salários em carteira estão em dia e os direitos de imagem, atrasados em dois dias. Arana, Scarpa e Gomes, por outro lado, notificaram o clube, ainda sem acionar a Justiça, pedindo o pagamento de direitos de imagem e premiações.

Uma das SAFs brasileiras, o Atlético vive crise financeira e tem enfrentado problemas para realizar alguns pagamentos ao seu elenco e em negociações.

Na Justiça do Trabalho, há precedentes para rescisão por atrasos no FGTS. A Lei Pelé também garante o direito à rescisão de contrato a atletas empregados por entidade desportiva que “estiver com pagamento de salário de atleta profissional em atraso, no todo ou em parte, por período igual ou superior a 3 (três) meses”.

Rony chegou ao Atlético na primeira janela de 2025, após deixar o Palmeiras. Fez 28 jogos e marcou dez gols. Igor Gomes está em sua terceira temporada pelo Galo, enquanto Scarpa faz a segunda. Gomes soma 125 jogos, oito gols e nove assistências, enquanto Scarpa tem 98 jogos, 11 gols e 18 assistências. Já Arana está em seu sexto ano de Galo. Soma 21 gols e 35 assistências em 242 jogos.

Veja a nota completa de Guilherme Arana:

A notificação extrajudicial é simplesmente um instrumento de *comunicação formal*. Sua função é registrar oficialmente uma situação e buscar uma resposta da outra parte, incentivando o diálogo e a resolução de conflitos de forma administrativa.

No caso da notificação enviada ao Atlético, o objetivo foi justamente esse: garantir que o clube tivesse ciência de uma demanda e abrir espaço para o diálogo direto.

Importante reforçar: não se trata de uma ação judicial, e é MENTIRA que a situação foi levada à esfera jurídica. Tudo sempre permaneceu no campo da comunicação formal.

Temos quase 6 anos de história com o clube, construídos com carinho, respeito e uma identificação enorme. Por isso, jamais tomaríamos qualquer atitude extrema sem antes tentar, de todas as formas possíveis, resolver a situação com equilíbrio, diálogo e respeito mútuo.

Nossa intenção sempre foi ,e continua sendo, a construção de soluções de forma respeitosa e transparente.

Por isso, é triste ver jornalistas tentando criar uma narrativa de caos e confusão, inventando mentiras, quando a realidade é que essa situação vem sendo tratada há meses com respeito e diálogo por ambas as partes.

Seguimos confiando no bom senso e na verdade.

Quero deixar claro que não acionei o clube e que isso jamais passou pela minha cabeça. Embora lesionado, sem poder atuar, minha cabeça está na decisão de quinta-feira.

Tenho por esse clube muita gratidão. Momento agora é de estarmos juntos pelo Galo. Essa união é fundamental.


BS20250722233459.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/07/rony-desiste-de-acao-na-justica-em-que-tentava-rescindir-contrato-com-o-atletico-mg-arana-se-declara-ao-clube.ghtml

Artigos Relacionados