
Barrada da Superliga, Tifanny critica dirigentes em lançamento do torneio: ‘Profundamente humilhada’
Jogadora segue atuando no Campeonato Paulista, e Osasco tenta sua liberação para a temporada nacional; atleta critica falta de diálogo com a CBV
Goleiro argentino foi o herói do time rubro-negro no título do Campeonato Carioca
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/f/N/GNJq2tQvqC6FgiETBkoQ/55136884921-39cc8292bd-k.jpg)
O goleiro Rossi novamente foi o herói do Flamengo em uma disputa por pênaltis. Desta vez, o argentino defendeu duas cobranças e garantiu o título do time rubro-negro no Campeonato Carioca, sobre o Fluminense, ontem, no Maracanã, após um empate sem gols no tempo regulamentar. No total, o arqueiro já defendeu 37,5% das penalidades contra ele no clube.
Os números de Rossi fazem com que ele supere outros pegadores de pênaltis do futebol brasileiro. O argentino tem um aproveitamento melhor nas cobranças do que Hugo Souza, do Corinthians, Fábio, do Fluminense, e Léo Jardim, do Vasco. Os dados são de cada um dos goleiros com as camisas de seus times atuais.
Com a camisa rubro-negra, o argentino, por exemplo, enfrentou 32 cobranças de adversários e apenas 18 terminaram no fundo da rede. Dos 14 pênaltis que não terminaram em gol, foram 12 defendidos por Rossi, um foi para fora e um na trave. Os cobradores só têm um aproveitamento de 56,2% diante do arqueiro do Flamengo.
Os números contabilizam penalidades no tempo regulamentar das partidas e em disputas por pênaltis. Fábio é quem tem a menor porcentagem das cobranças que não entraram, com 20,4% — ele também é o goleiro com mais tempo em seu clube já que está no Fluminense desde 2022.
No Brasileirão, o recorte é ainda mais favorável para Rossi: são 6 defesas em 12 cobranças — 50% de aproveitamento —, além de uma cobrança na trave. O argentino defendeu os pênaltis de Thiago Almada, Ganso, Gabigol, Piquerez, Yuri Alberto e Renato Kayzer. O meia Shaylon, do Atlético-GO, acertou a trave contra o goleiro.
Considerando Libertadores, Copa do Brasil e Copa Intercontinental, Rossi também defendeu as cobranças de Junior Alonso, do Atlético-MG, Benedetti e Ascacíbar, do Estudiantes, e Barcola, do Paris Saint-Germain.
Na final do Carioca, Rossi assumiu os holofotes e, decisivo novamente, deu o título ao rubro-negro. Depois de Fábio pegar chute de Luiz Araújo, o goleiro argentino defendeu as cobranças de Guga e Otávio para recolocar a equipe no caminho das taças, agora sob o comando de Leonardo Jardim.
A vitória fez com que o Flamengo se tornasse tricampeão estadual e chegasse ao 40º título na história do torneio. Foi a segunda vez consecutiva que o rubro-negro derrotou o Fluminense na final.
32 cobranças
18 gols (56,25%)
12 defesas (37,5%)
1 para fora (3,1%) — final do Intercontinental de 2025 contra o PSG: pênalti cobrado por Dembélé nas disputas alternadas
1 na trave (3,1%) — 1ª rodada do Brasileiro de 2024 contra o Atlético-GO: pênalti cobrado por Shaylon
BS20260309150519.1 – https://oglobo.globo.com/esportes/noticia/2026/03/09/rossi-do-flamengo-supera-fabio-hugo-souza-e-leo-jardim-em-aproveitamento-em-penaltis-veja-raio-x.ghtml

Jogadora segue atuando no Campeonato Paulista, e Osasco tenta sua liberação para a temporada nacional; atleta critica falta de diálogo com a CBV

Seleção portuguesa manteve os 100% de aproveitamento com Jorge Jesus em partida válida pela terceira rodada da Liga das Nações

Atacante toma decisão após Jorge Jesus afirmar que 'as regras são iguais para todos' na coletiva de imprensa

Presidente cruz-maltino disse que São Januário segue como prioridade para duelo com Boca Juniors pela Sul-Americana, mas estádio de rivais seria plano B; Nilton Santos, a terceira opção