
Guará recebe ação de acolhimento da população em situação de rua nesta sexta
Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Audiência pública do PDTU, neste sábado (5), discutirá diagnóstico sobre deslocamentos na capital
Neste sábado (5), a população terá nova oportunidade de contribuir para o planejamento da mobilidade urbana no Distrito Federal. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) realiza a segunda audiência pública sobre o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus). O evento será presencial, com participação aberta à sociedade.
No primeiro semestre, a Semob realizou oficinas em todas as 35 regiões administrativas, além de pesquisas de campo para analisar o transporte público e os padrões de deslocamento no DF. O diagnóstico elaborado com base nesses dados será o tema da audiência deste sábado.
“Precisamos avançar nesse debate com a sociedade para que o PDTU e o Plano de Mobilidade Sustentável reflitam as melhorias desejadas pela população, tanto no presente quanto no futuro”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
O diagnóstico reúne os dados levantados na fase inicial do projeto e a análise técnica realizada a partir das oficinas e das pesquisas. O documento apresenta um panorama da mobilidade no DF, incluindo modos ativos (a pé e bicicleta), transporte coletivo, transporte individual e a infraestrutura viária.
De acordo com os estudos, o número total de viagens realizadas diariamente no DF praticamente dobrou desde 2011, quando o primeiro PDTU foi elaborado – passando de 3,3 milhões para 6,2 milhões de deslocamentos por dia. Além disso, atualmente são feitas cerca de 930 mil viagens diárias entre o DF e o Entorno. A média individual de deslocamentos passou de 1,27 para 2 viagens por dia.
Os modais também sofreram mudanças. Em 2011, 32% das viagens eram feitas por ônibus; hoje, esse percentual caiu para 24,2%, incluindo 2,2% pelo metrô. Os modos ativos cresceram discretamente, de 23% para 24%. Já o transporte por automóvel teve aumento expressivo: era 39% em 2011, subiu para 42,2% em 2016 e chegou a 46% em 2024, incluindo 3% referentes a serviços por aplicativo.
Segundo Zeno Gonçalves, a população do DF cresceu 20% desde 2011, alcançando 3,1 milhões de habitantes. Ele afirma que o GDF tem retomado os investimentos previstos no PDTU original, com foco na recuperação do transporte coletivo.
“A frota de ônibus vem sendo renovada ano a ano, e o governo tem garantido passagens acessíveis, inclusive com o programa Vai de Graça aos domingos e feriados. Com mais ônibus chegando este ano, a conclusão de obras como o Corredor Eixo Oeste e o futuro BRT Norte, além da expansão do metrô, o transporte coletivo poderá voltar a ser o principal meio de deslocamento dos brasilienses”, avaliou o secretário.
O número total de viagens realizadas diariamente no DF praticamente dobrou desde 2011, quando o primeiro PDTU foi elaborado
A audiência será realizada no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Setor de Autarquias Norte (início da L2 Norte – Quadra 03, Lote A), a partir das 9h. A transmissão será feita ao vivo pela internet.
A participação é aberta a pessoas físicas, empresas e entidades. A reunião é consultiva, com foco em apresentar os resultados obtidos até agora e estimular o envolvimento da população – especialmente de usuários do transporte coletivo e defensores da mobilidade ativa.
Durante o evento, será possível apresentar sugestões por escrito em formulário próprio, disponível no local. As informações sobre os canais de transmissão e instruções de acesso online estão disponíveis neste site, onde permanecerão acessíveis até o encerramento da audiência.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)

Abordagem está prevista para passar por 12 pontos na Região Administrativa

Obra autorizada pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (6), vai melhorar o fluxo de veículos e beneficiar 15 mil motoristas que trafegam diariamente pela região

Corporação vai garantir a segurança preventiva, apoiando os protocolos de proteção de autoridades e delegações

Convocação faz parte do programa Regulariza DF; documentação deve ser entregue até dia 14
