
Saiba como acessar a Plataforma de Autoexclusão para bloqueio de sites de apostas
Plataforma também reúne informações sobre saúde mental

Smart Dog vai atuar nos maiores blocos na folia de São Paulo

Anunciado na quinta-feira (20) pela Prefeitura de São Paulo, o plano de segurança para o carnaval da cidade contará com um reforço tecnológico que chamou atenção: um cão robô. Trata-se do Smart Dog, que pertence à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e será usado nos maiores blocos.
O cão robô conta com câmeras com algoritmos de reconhecimento facial, que transmitem imagens em tempo real para a central do programa Smart Sampa. Operado por controle remoto, o Smart Dog é sempre acompanhado por pelo menos três agentes da GCM, que ficam posicionados a uma distância de até 300 metros do equipamento. Ele deve ajudar no reconhecimento de procurados pela Justiça, de desaparecidos e em casos de flagrantes. O cão robô já foi usado em outros grandes eventos, como o réveillon da Avenida Paulista, um jogo da NFL (a liga de futebol americano dos Estados Unidos) na Neoquímica Arena e a Fórmula 1.
Este ano, é a primeira vez que o carnaval de São Paulo será monitorado pelo programa Smart Sampa, com 23 mil câmeras espalhadas pelas ruas, além do cão-robô, 20 drones nos maiores blocos e mais de cinco mil agentes da GCM. O esquema especial terá também 470 viaturas, 140 motos e 7.300 policiais militares. O sambódromo do Anhembi contará com 234 veículos de agentes de segurança.
O Secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou durante coletiva de imprensa que os agentes de segurança estarão em “total integração”.
— A Polícia Militar estará dentro do Smart Sampa e teremos também um agente da GCM dentro do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), em uma total integração das forças. Será um verdadeiro exército para oferecer segurança à população — disse o secretário, que acrescentou: — A equipe (do Smart Sampa) instalou câmeras do programa em todas as concentrações dos grandes blocos. Antes mesmo de criminosos entrarem nos blocos, nós já estaremos monitorando.
* Estagiária sob supervisão de Pedro Carvalho

Plataforma também reúne informações sobre saúde mental

Chuvas e descargas elétricas podem ocorrer em curtos períodos

O bloqueio pode ser feito de outro aparelho, tablet ou computador

Segundo a CET, há mais de 200 semáforos sem funcionamento
