
Acidente em Nuporanga (SP): batida entre caminhão e ônibus deixa ao menos 12 mortos
Polícia Militar do estado diz que coletivo levava universitários e colidiu contra veículo pesado no começo da madrugada, na rodovia Waldir Canevari (SP-355/330)
Smart Dog vai atuar nos maiores blocos na folia de São Paulo
Anunciado na quinta-feira (20) pela Prefeitura de São Paulo, o plano de segurança para o carnaval da cidade contará com um reforço tecnológico que chamou atenção: um cão robô. Trata-se do Smart Dog, que pertence à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e será usado nos maiores blocos.
O cão robô conta com câmeras com algoritmos de reconhecimento facial, que transmitem imagens em tempo real para a central do programa Smart Sampa. Operado por controle remoto, o Smart Dog é sempre acompanhado por pelo menos três agentes da GCM, que ficam posicionados a uma distância de até 300 metros do equipamento. Ele deve ajudar no reconhecimento de procurados pela Justiça, de desaparecidos e em casos de flagrantes. O cão robô já foi usado em outros grandes eventos, como o réveillon da Avenida Paulista, um jogo da NFL (a liga de futebol americano dos Estados Unidos) na Neoquímica Arena e a Fórmula 1.
Este ano, é a primeira vez que o carnaval de São Paulo será monitorado pelo programa Smart Sampa, com 23 mil câmeras espalhadas pelas ruas, além do cão-robô, 20 drones nos maiores blocos e mais de cinco mil agentes da GCM. O esquema especial terá também 470 viaturas, 140 motos e 7.300 policiais militares. O sambódromo do Anhembi contará com 234 veículos de agentes de segurança.
O Secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou durante coletiva de imprensa que os agentes de segurança estarão em “total integração”.
— A Polícia Militar estará dentro do Smart Sampa e teremos também um agente da GCM dentro do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), em uma total integração das forças. Será um verdadeiro exército para oferecer segurança à população — disse o secretário, que acrescentou: — A equipe (do Smart Sampa) instalou câmeras do programa em todas as concentrações dos grandes blocos. Antes mesmo de criminosos entrarem nos blocos, nós já estaremos monitorando.
* Estagiária sob supervisão de Pedro Carvalho
Polícia Militar do estado diz que coletivo levava universitários e colidiu contra veículo pesado no começo da madrugada, na rodovia Waldir Canevari (SP-355/330)
Leonor de Bourbon, de 19 anos, veio ao Brasil para um treinamento junto à Marinha do país, mas teria sofrido uma indisposição em alto-mar
Texto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (20)
Cidade registrou recorde de temperatura no último domingo